Vitamina K2

Conhecida também pelos nome de filoquinona, ou vitamina anti-hemorrágica, a Vitamina K2 é essencial para a formação da protrombina, molécula precursora da trombina, uma enzima que coagula o sangue.

As carências de Vitamina K2 são raras e associadas a outros problemas, como as alterações na absorção intestinal.

A hipovitaminose favorece a ocorrência de hemorragias.

As fontes desta vitamina são os vegetais de folha verde, os derivados de peixe, e a actividade da flora bacteriana.

A vitamina K é uma vitamina solúvel (solúvel em gordura). Seu nome é de origem alemã, uma alusão ao seu papel na coagulação do sangue.

A Vitamina K2, sendo produzida por bactérias no cólon, ocorre em alguns alimentos como resultado de um processo de fermentação (queijo, etc.). A Vitamina K2 age sobre a calcificação dos tecidos moles.

Na América do Norte, como na maioria dos países europeus é a vitamina K1 que é encontrado na forma de medicamentos ou suplementos vitamínicos. Só recentemente se começou a abordar a vitamina K2 e o papel que pode desempenhar na prevenção, ou mesmo no tratamento da osteoporose. A Vitamina K2 também pode impedir doenças cardiovasculares.

A Vitamina K2 pode ser sintetizada pelas bactérias que normalmente colonizam o cólon saudável, que também são encontradas na soja (soja fermentada), fígado, leite, queijo, iogurte e óleos de peixe.

A Vitamina K2 foi, descoberta numa farinha de peixe fermentada, mais tarde também foi descoberto que o cólon humano produz essa mesma molécula quando o estômago está saudável.

[-] Índice de conteúdos

Função da Vitamina K2 na Osteoporose

Os dados obtidos são insuficientes para sugerir uma dosagem terapêutica. Em alguns estudos de temas ocidentais, foram utilizados 1 mg de vitamina K1 por dia.

Outros estudos foram efectuados no Japão, onde foram administrados 45 mg de Vitamina K2 por dia, o que é uma dose muito alta. Por isso não há uma quantidade certa a ser administrada para fins terapêuticos.

Estrutura química da Vitamina K2 (Autor: Imagem em domínio público)

Estrutura química da Vitamina K2 (Autor: Imagem em domínio público)

A ingestão adequada de vitamina K depende da idade, nos primeiros 6 meses de vida recomenda-se 2mcg, dos 7 aos 12 meses recomenda-se 2.5mcg, dos 9 aos 13 a quantidade é de 60mcg, e finalmente de 75mcg entre os 14 e os 18 anos de idade. Nos adultos é recomendado uma quantidade maior, sendo a quantidade de 120mcg para os homens e de 90mcg para as mulheres o recomendado.

A deficiência em Vitamina K é rara em adultos, mas pode ocorrer em casos de doença grave no fígado, vias biliares ou intestinos, o que requer medicação imediata. Uma deficiência de vitamina K pode causar uma falha de coagulação do sangue.

Estudos epidemiológicos indicam que quanto mais vitamina K for ingerida, menor é o risco de fracturas, o que sugere que a vitamina K, mesmo quando assintomática, pode prevenir osteoporose.

Vitamina K2 e a Protecção Cardiovascular

Alguns dados epidemiológicos têm observado uma relação entre a deficiência de vitamina K e o aumento do risco de calcificação arterial.

Assim como surge um vínculo entre a osteoporose e um maior risco de calcificação arterial, nesta situação a vitamina K pode desempenhar um duplo papel de protector.

Um estudo epidemiológico seguiu alguns pacientes durante 7 anos a 10 anos. Os resultados indicam uma relação inversa entre a ingestão elevada de Vitamina K2 e uma redução do risco de doença cardiovascular.

No entanto, um estudo clínico comparativo realizado durante 3 anos a partir de algumas mulheres em pós-menopausas e saudáveis produziu resultados positivos e interessantes.



Avalia este artigo
Credibilidade (13.24 em 20 - 281 votos
Qualidade (12.69 em 20 - 306 votos
Profundidade (12.98 em 20 - 266 votos
Imparcialidade (12.76 em 20 - 254 votos

Avaliação geral para o post Vitamina K2 é 3 em 5. No total foram submetidas 1107 avaliações, e a última foi em 2015-07-30.
Marcado com: , ,
13 comentários sobre “Vitamina K2
  1. antunano disse:

    Meus estimados amigos , ao procurar onde encontrar a vitamina K2, por causa dos marcadores de células doente para que sejam eliminadas pelo MARCOFAGOS com o marcador das mesmas de nome FOSFOETALONAMIA, encontrei o vosso site onde me deu um grande prazer em o ter encontrado como fonte de conhecimento para evitar algumas doenças.
    O meu muito obrigado e bem hajam

  2. Jorge Antonio Rodrigues disse:

    Tenho câncer de pulmão já em recidiva estou perto de começar a fazer a quimioterapia, algumas pessoas me incentivaram a usar a vit.K2, me dizendo que elas tem o poder de matar as células cancerosas, dessa forma ajudando muito no tratamento do câncer.Por favor se estiver certo gostaria que alguém melhor conhecedor dessa vitamina me de uma luz. ObrigDO

    • Lurdes mafra disse:

      Bom dia ..li o que escreveu e por isso resolvi dar-lhe o nome de um medico que o pode ajudar
      Dr. Pinto coelho se for a net pode ler sobre ele,ele trabalha com a genetica da pessoa é o unico que lhe pode receitar k2 etc….va é importante….tudo bom
      lurdes mafra

    • Vera Lucia disse:

      Antes de qualquer coisa, faça suplementacao de lactobacillus depois de uma limpeza intestinal.

    • >>>AMIGO, VENHO ESTUDANDO SUPLEMENTAÇÃO HÁ ALGUM TEMPO… >>>E UM DOS MAIORES CONHECEDORES DO ASSUNTO, É O: DR. LAIR RIBEIRO (CARDIOLOGISTA, E NUTRÓLOGO (UM DOS MELHORES DO MUNDO) E PESQUISADOR…) E SE VOCÊ TOMAR: A VITAMINA K2(MK7) + D3 = 250 MCG DE CADA UMA, MAIS: UM ÔMEGA 03 DE ALTA QUALIDADE (04 CAPS/DIA) + OLEO DE CÔCO (04 / CAPSULAS/DIA) + MAGNÉSIO DIMALATO (04 CAPS/DIA): EU CREIO QUE VOCÊ PODE SER QUE TENHA CHANCE DE SER CURADO!!! VOCÊ ENCONTRA TUDO NA: OFICIAL FARMA, MANDE UM E-MAIL DIZENDO QUE É RECOMENDAÇÃO DO DR. LAIR RIBEIRO, DR. REY (DR. HOLLYWOOD) E ROBERTO DEL RIO; QUE ELES TE DARÃO UMA ATENÇÃO ESPECIAL, E QUEM SABE, CONSEGUE ALGUM DESCONTO!!!

    • clovis disse:

      Oi voce deve tomar vitamina k2 sim e deve mudar toda a sua alimentacao tambem deve fazer uso de ldn em baixas doses e nao comer acucar nenhum nem da frutose pois a celula do cancer se alimenta de acucar deve comer saladas carnes e oleos saudaveis azeite de oliva coco retirar o carboidrato da alimentacao pois vira acucar retirar o azeite de soja canola milho principalmente ao fritar algo eles aquecidos liberam mais substancias cancerigenas. precisa informacoes melhores me mande um email [email protected] tenho varias informacoes muito mais completas para lhe fornecer e melhoras. LDN cura o cancer nao esqueça disso.

    • Sérgio Schneider disse:

      Prezado Jorge Antonio,

      Se puder, faça OZÔNIOteripia. É uma das melhores e mais eficazes armas contra o câncer. É muito importante também diminuir a acidez do seu sangue.

      O câncer cresce muito bem em meio ácido e morre em meio alcalino. Dessa forma, procure tornar seu sangue mais alcalino e evite ao máximo os refrigerantes que são altamente cancerígenos, porque são extremamente ácidos.

      Boa sorte e conte comigo sempre. Tenho um grande apreço em ajudar as pessoas a ter uma qualidade de vida melhor e dessa forma serem mais felizes.

      Deus abençoe você e toda a sua família.

    • EDSON LOPES disse:

      Bom dia. faça também a auto-hemoterapia vai te ajudar muito

  3. flavia neves disse:

    fale com o seu medico sobre o naltrexone4.5 essa medicação poderá te ajudar e muito. faça uma busca no youtube e veja o que diz dr. lair ribeiro. ” milagres do naltrexona”.em cada estado ele tem medicos que pode te atender, caso o seu médico ainda ñ conheça essa medicação. abraços e boa sorte no teu tramento.

  4. Paulo colucci disse:

    Caro amigo;naltraxono4.5 mg seu caso.

  5. JHONNY disse:

    Ótimo artigo!! Preciso fazer um trabalho, e coletar alguns arquivos e citações para meu texto, mas tem que ser publicações de 2014 em diante, e sobre a vitamina K não encontro nada recente… Não encontrei a data da publicação para poder fazer a cotação. Vocês podem me ajudar???

  6. Olavo Pereira disse:

    Metodo wim Hof
    Cura te?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook


Subscrever à Newsletter

Se quer subscrever à newsletter do Em Forma então insira os dados no seguinte formulário: