Vitamina K2

Conhecida também pelos nome de filoquinona, ou vitamina anti-hemorrágica, a Vitamina K2 é essencial para a formação da protrombina, molécula precursora da trombina, uma enzima que coagula o sangue.

As carências de Vitamina K2 são raras e associadas a outros problemas, como as alterações na absorção intestinal.

A hipovitaminose favorece a ocorrência de hemorragias.

As fontes desta vitamina são os vegetais de folha verde, os derivados de peixe, e a actividade da flora bacteriana.

A vitamina K é uma vitamina solúvel (solúvel em gordura). Seu nome é de origem alemã, uma alusão ao seu papel na coagulação do sangue.

A Vitamina K2, sendo produzida por bactérias no cólon, ocorre em alguns alimentos como resultado de um processo de fermentação (queijo, etc.). A Vitamina K2 age sobre a calcificação dos tecidos moles.

Na América do Norte, como na maioria dos países europeus é a vitamina K1 que é encontrado na forma de medicamentos ou suplementos vitamínicos. Só recentemente se começou a abordar a vitamina K2 e o papel que pode desempenhar na prevenção, ou mesmo no tratamento da osteoporose. A Vitamina K2 também pode impedir doenças cardiovasculares.

A Vitamina K2 pode ser sintetizada pelas bactérias que normalmente colonizam o cólon saudável, que também são encontradas na soja (soja fermentada), fígado, leite, queijo, iogurte e óleos de peixe.

A Vitamina K2 foi, descoberta numa farinha de peixe fermentada, mais tarde também foi descoberto que o cólon humano produz essa mesma molécula quando o estômago está saudável.

[-] Índice de conteúdos

Função da Vitamina K2 na Osteoporose

Os dados obtidos são insuficientes para sugerir uma dosagem terapêutica. Em alguns estudos de temas ocidentais, foram utilizados 1 mg de vitamina K1 por dia.

Outros estudos foram efectuados no Japão, onde foram administrados 45 mg de Vitamina K2 por dia, o que é uma dose muito alta. Por isso não há uma quantidade certa a ser administrada para fins terapêuticos.

Estrutura química da Vitamina K2 (Autor: Imagem em domínio público)

Estrutura química da Vitamina K2 (Autor: Imagem em domínio público)

A ingestão adequada de vitamina K depende da idade, nos primeiros 6 meses de vida recomenda-se 2mcg, dos 7 aos 12 meses recomenda-se 2.5mcg, dos 9 aos 13 a quantidade é de 60mcg, e finalmente de 75mcg entre os 14 e os 18 anos de idade. Nos adultos é recomendado uma quantidade maior, sendo a quantidade de 120mcg para os homens e de 90mcg para as mulheres o recomendado.

A deficiência em Vitamina K é rara em adultos, mas pode ocorrer em casos de doença grave no fígado, vias biliares ou intestinos, o que requer medicação imediata. Uma deficiência de vitamina K pode causar uma falha de coagulação do sangue.

Estudos epidemiológicos indicam que quanto mais vitamina K for ingerida, menor é o risco de fracturas, o que sugere que a vitamina K, mesmo quando assintomática, pode prevenir osteoporose.

Vitamina K2 e a Protecção Cardiovascular

Alguns dados epidemiológicos têm observado uma relação entre a deficiência de vitamina K e o aumento do risco de calcificação arterial.

Assim como surge um vínculo entre a osteoporose e um maior risco de calcificação arterial, nesta situação a vitamina K pode desempenhar um duplo papel de protector.

Um estudo epidemiológico seguiu alguns pacientes durante 7 anos a 10 anos. Os resultados indicam uma relação inversa entre a ingestão elevada de Vitamina K2 e uma redução do risco de doença cardiovascular.

No entanto, um estudo clínico comparativo realizado durante 3 anos a partir de algumas mulheres em pós-menopausas e saudáveis produziu resultados positivos e interessantes.



Avalia este artigo
Credibilidade (12.99 em 20 - 223 votos
Qualidade (12.55 em 20 - 248 votos
Profundidade (12.85 em 20 - 207 votos
Imparcialidade (12.41 em 20 - 196 votos

Avaliação geral para o post Vitamina K2 é 3 em 5. No total foram submetidas 874 avaliações, e a última foi em 2015-07-30.
Partilha!Share on Facebook0Share on Google+5Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on Tumblr0Share on LinkedIn0Share on Reddit0

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Custom Search

O Em Forma é um portal informativo e pioneiro na cultura do bem-estar e saúde. Acompanha as últimas notícias, artigos e opiniões de profissionais na área e descobre como viver com mais qualidade e saúde.

O blog de Em Forma pode ser encontrado em http://www.emforma.net/.

Marcado com: ,
Publicado em Nutrição, Últimos
10 comentários sobre “Vitamina K2
  1. antunano disse:

    Meus estimados amigos , ao procurar onde encontrar a vitamina K2, por causa dos marcadores de células doente para que sejam eliminadas pelo MARCOFAGOS com o marcador das mesmas de nome FOSFOETALONAMIA, encontrei o vosso site onde me deu um grande prazer em o ter encontrado como fonte de conhecimento para evitar algumas doenças.
    O meu muito obrigado e bem hajam

  2. Jorge Antonio Rodrigues disse:

    Tenho câncer de pulmão já em recidiva estou perto de começar a fazer a quimioterapia, algumas pessoas me incentivaram a usar a vit.K2, me dizendo que elas tem o poder de matar as células cancerosas, dessa forma ajudando muito no tratamento do câncer.Por favor se estiver certo gostaria que alguém melhor conhecedor dessa vitamina me de uma luz. ObrigDO

  3. flavia neves disse:

    fale com o seu medico sobre o naltrexone4.5 essa medicação poderá te ajudar e muito. faça uma busca no youtube e veja o que diz dr. lair ribeiro. ” milagres do naltrexona”.em cada estado ele tem medicos que pode te atender, caso o seu médico ainda ñ conheça essa medicação. abraços e boa sorte no teu tramento.

  4. Paulo colucci disse:

    Caro amigo;naltraxono4.5 mg seu caso.

  5. JHONNY disse:

    Ótimo artigo!! Preciso fazer um trabalho, e coletar alguns arquivos e citações para meu texto, mas tem que ser publicações de 2014 em diante, e sobre a vitamina K não encontro nada recente… Não encontrei a data da publicação para poder fazer a cotação. Vocês podem me ajudar???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Forum
Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.
Procurar
Parceiros
Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook


Criar artigo
Ajude o EmForma.net a expandir a sua base de conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo