CrossFit: O Que é Na Verdade ?

Tem havido uma revolução crescente a nível mundial de pessoas que estão realmente preocupadas com o seu condicionamento físico e não apenas com a sua aparência.

Por todo mundo as pessoas já se aperceberam que a melhor maneira de estar em boa forma para o verão passa por ter um bom condicionamento físico.

É justamente por isso que surge a seguinte pergunta: o que é CrossFit na verdade?

[-] Índice de conteúdos

Conceito do CrossFit

O CrossFit foi fundado pelo ex-ginastas Greg Glassman e Glassman Lauren e utiliza três conceitos para avaliar e chegar ao condicionamento físico. Cada um dos três conceitos é baseado numa área diferente de conhecimento, para que, no fim se chegue a um consenso que leva ao método de treino.

O primeiro conceito passa pela compreensão de 10 capacidades ou aptidões físicas, sendo que estas podem ser melhoradas através de adaptações neurológicas e/ou orgânicas. São elas:

  • Resistência cardio-respiratória;
  • Resistência muscular;
  • Força;
  • Flexibilidade;
  • Potência;
  • Velocidade;
  • Coordenação;
  • Agilidade;
  • Equilíbrio;
  • Precisão.

Quanto maior a competência em cada uma delas, maior é o condicionamento físico, ou seja, um bom programa de treino deve conter exercícios que desenvolva cada uma destas aptidões físicas.

O segundo conceito baseia-se na execução de qualquer actividade física de uma maneira aleatória, ou seja, fazer bem qualquer tipo de tarefa.

Este modelo sugere que o condicionamento físico pode ser medido pela capacidade de desempenhar bem uma tarefa em relação à maneira como a fazia antes ou até mesmo comparada a outras pessoas. Segundo esta ideia o modelo de treino é o seguinte :

  • Exercícios funcionais feitos em alta intensidade e constantemente variados.

O terceiro conceito engloba as três vias metabólicas que geram energia para qualquer tipo de acção física.

A primeira, responsável pelas actividades de maior potência, dura aproximadamente 10 segundos; a segunda que rege as actividades de potência moderada tem a duração de poucos minutos; já a terceira via, responsável por mobilizar energia, principalmente da gordura armazenada no corpo permite executar actividades de baixa potência.

Um condicionamento físico total deve, então, promover e desenvolver um treino executado em cada um dos três sistemas de energia, procurando o melhor efeito possível de equilíbrio.

Treino de Crossfit

Treino de Crossfit (Autor: Imagem em domínio público)

CrossFit e os Riscos para a Saúde

Vários críticos dizem que alguns riscos para a saúde têm sido associados ao CrossFit. Por exemplo, um marinheiro da Marinha dos Estados Unidos, o qual sofreu lesões durante a execução de um exercício CrossFit alegou que representa um elevado risco de rabdomiólise.

Segundo o Dr. Stuart McGill, professor de biomecânica na Universidade de Waterloo, o risco de ferimento de alguns exercícios de CrossFit supera os seus benefícios. Outros críticos de CrossFit reagem negativamente devido à falta de periodização, lógica ou à sequência de exercícios aleatórios.

CrossFit e os Benefícios na Saúde

Dr. Tony Webster do Pacific Institute for Sports Medicine de Camosun College, em Victoria British Columbia sugere que o CrossFit pode ser usado “de forma segura e sensata” e encontra algum apoio para o programa de pesquisa académica.

Os editores da PureHealthMD escreveram para Discovery Health Channel que o CrossFit “equivale a uma melhor preparação e músculos mais fortes numa quantidade razoável de tempo” comparando com a tentativa de “construir músculos e ficar em forma, gastando mais de 60 minutos diariamente, vários dias por semana, no ginásio”.

A sua conclusão foi que o programa “é um tipo de rotina de exercícios diferente… muito eficiente também para alcançar um maior nível de aptidão física… que não precisa de toda uma série de equipamentos sofisticados, contudo não oferece uma variedade agradável de exercícios para manter o nível de interesse e prestar o desafio necessário para manter o divertimento”.

Jogos de CrossFit

Atletas de todo o mundo competem no concurso anual “CrossFit Games” em Aromas, Califórnia desde 2007.  Em Julho de 2010, os campeões masculino e feminino ganharam, cada um, 25 mil dólares.

CrossFit diz que os jogos são um laboratório para o desempenho humano, que podem sugerir quais as variantes da sua metodologia que trabalham melhor.

Curiosidades no CrossFit

A preparação física CrossFit é o principal programa de treino de força e condicionamento físico usado em muitas academias de polícia, grupos de operações tácticas (como SWAT), unidades de operações especiais do exército americano (como os US Mariners), por campeões de artes marciais e centenas de outros atletas de elite e profissionais pelo mundo.

A especialidade de CrossFit é não ser especializado.



Avalia este artigo
Credibilidade (11.98 em 20 - 311 votos
Qualidade (12.24 em 20 - 258 votos
Profundidade (11.92 em 20 - 217 votos
Imparcialidade (12.43 em 20 - 194 votos

Avaliação geral para o post CrossFit: O Que é Na Verdade ? é 3 em 5. No total foram submetidas 980 avaliações, e a última foi em 2015-08-04.
Partilha!Share on Facebook0Share on Google+2Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on Tumblr0Share on LinkedIn0Share on Reddit0

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Custom Search

O Em Forma é um portal informativo e pioneiro na cultura do bem-estar e saúde. Acompanha as últimas notícias, artigos e opiniões de profissionais na área e descobre como viver com mais qualidade e saúde.

O blog de Em Forma pode ser encontrado em http://www.emforma.net/.

Marcado com: ,
Publicado em Metodologias de Treino
4 comentários sobre “CrossFit: O Que é Na Verdade ?
  1. Jomar Coelho disse:

    CrossFit foi fundado? Calma, o nome ‘crossfit’ foi registado como o nome comercial de um programa de treinamento assim como BodyPump, BodyJump, BodyCombat, e etc… não foi ‘fundado’. Nem ‘inventado’.

    Não tem nada a ver com CIA, FBI, KGB, nem muito menos com Seals como já vi escrito por aí.

    O que acontece é que o exército usa esse treinamento porque na guerra é mais fácil treinar com o que se tem em mãos, do que levar navios e aviões cheios de aparelhos e academias.

    Alguns sites de academias dizem isso mas é para ‘marketing’. Assim como dizem que Jiu-jitsu tem 2.000 anos e blá blá blá, mas nenhum estudioso conseguiu sustentar essas afirmações.

    Crossfit é show. Mas é bem menos ‘confete e purpurina’ do que os marqueteiros fazem parecer.

    Vamos praticar! Não importa o nome.

  2. Luciano Ongaratto disse:

    Excelente a colocação do colega acima, Jomar Coelho. Crossfit carece de muita atenção e, apenas marketing, aplicado sobre uma prática de exercícios físicos, pode levar a um desastre. Há sim a necessidade de uma avaliação prévia de excelente aplicação e aplicabilidade, bem como uma especificidade de caso direta. Fatores de exclusão devem ser criteriosamente usados. Com certeza os resultados podem ser excelentes. Att Luciano

  3. Lúcia disse:

    Antes de começar o crossfit estava com medo, de tanta coisa ruim que li pela internet.
    Após 6 meses estou apaixonada. Se é forte? Sim, é! Mas nada que uma pessoa consciente não possa fazer sem danos.
    Sou uma mulher pequena e magra. A diversidade de pessoas é incrível, entretanto não acredito que seja para qualquer um. Acredito que nenhum exercício seja.

  4. Pedro Henrique disse:

    Na minha opinião é mais um esporte de modinha como muitos que já tivemos…
    O que leva um atleta ou aluno a sofrer lesões em qualquer esporte, é justamente o que o CrossFit não permite por muito tempo. A falta de perfeição nos movimentos até o fim… Já vi vários videos na internet e chega um ponto que o aluno está todo descoordenado. Começou com uma postura e terminou com outra completamente diferente. Na musculação vc sabe que se não aguenta fazer 10 repetições vai fazer apenas 4/6, porem corretamente. No caso do Crossfit vejo os Coaches instigando os alunos e os mesmos quase todos tortos executando os últimos movimentos. Esse papo de “vamos ficar de olho e corrigir toda postura errada” só existe nos primeiros dias. Treinei em varias academias e sempre me divertia com alunos novatos fazendo movimentos errados depois que passaram da fase de aprendizado (cheguei a corrigir vários). A maioria dos professores (musculação, aeróbica, etc..) mal olham para os alunos. Podem ver que no caso dos exercícios aeróbicos, o professor presta atenção somente nos que estão na frente… os que estão no fundo e que são os que menos sabem, executam os exercícios todos errados. Outro erro é achar que o aluno tem que “se superar” e esse é o maior perigo nessa modalidade. Vc não tem que se superar, tem que ir apenas até o seu limite, porque é ali que seu corpo lhe diz que já chegou no seu máximo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Forum
Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.
Procurar
Parceiros
Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook


Criar artigo
Ajude o EmForma.net a expandir a sua base de conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo