10 Doenças Causadas por Bactérias

Hoje em dia cada vez mais ouvimos falar de doenças causadas por bactérias, mas afinal o que é isso a que se dá o nome de bactérias?

[-] Índice de conteúdos

O Que São as Bactérias

As bactérias são organismos muito pequenos, que não são visíveis ao olho nu, apenas ao microscópio.

Tem como principal característica uma reprodução rápida quando as condições do hospedeiro lhe são favoráveis, e muitas dessas bactérias, são conhecidas por germes e são nocivas para o homem, podendo causar doenças.

As bactérias encontram-se por toda a parte, e existem milhares na água, no carro, na comida e na nossa própria pele. Mas nem todas as bactérias provocam doenças e algumas desempenham um papel bastante importante no equilíbrio do ecossistema.

No caso das plantas, como as ervilhas, estas são beneficiadas por este tipo de organismos que habitam dentro das raízes, sendo que a planta fornece uma substancia química que ajuda ao desenvolvimento das mesmas. As bactérias são sensíveis aos antibióticos, estes quando usados sob prescrição médica, constituem uma excelente arma contra doenças bacterianas.

As bactérias são organismos muito pequenos, que não são visíveis ao olho nu, apenas ao microscópio (Autor: Imagem em domínio público)

As bactérias são organismos muito pequenos, que não são visíveis ao olho nu, apenas ao microscópio (Autor: Imagem em domínio público)

Se recuássemos 300 anos atrás no tempo, ainda ninguém tinha conhecimento das bactérias. Este tipo de vida só passou a ser conhecido quando um holandês chamado Leeuwenhoek as observou pela primeira vez. E só Pasteur em 1865 com as suas observações e estudos descobriu que as bactérias se multiplicavam e causavam doenças.

Acne

Segundo as estatísticas, 80% dos adolescentes sofre desta doença de pele que afecta os poros. As principais causas desta doença são: o excesso de produção de queratina na pele, levando a que os poros da pele fiquem obstruídos ou há hiperactividade dos poros, levando a uma produção excessiva de sebo.

A acne tem 5 tipos de desenvolvimento, o primeiro grau é aquele em que o paciente apenas apresenta cravos, no segundo grau o paciente pode apresentar cravos e espinhas inflamadas com alguns pus, no terceiro grau entram bactérias como a Propionybacterium acnes  e a Staphylococcus epidermides que causam a inflamação, no quarto grau os cravos e espinhas ficam unidas entre si formando canais, no quinto grau surgem os cravos e as espinhas, acompanhadas por febre e dor nas articulações.

Para combater a acne é necessário comer alimentos ricos em B5 visto que controlam a actividade das glândulas sebáticas e consequentemente aceleram o processo de cicatrização da pele.

Tuberculose

A tuberculose também conhecida por “peste cinzenta” é uma doença infecciosa é que tem afligido a humanidade desde os tempos primórdios. É causada pela bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis. Estima-se que a bactéria causadora tenha evoluído desde há 15.000 ou 20.000 anos, a partir de outras bactérias do género Mycobacterium.

A infecção inicia-se quando a bactéria atinge os alvéolos pulmonares e depois se espalha até à corrente sanguínea. A partir desse momento a infecção desenvolve-se até chegar aos rins, ao cérebro e aos ossos.

O sistema imunológico é capaz de conter a multiplicação da bactéria, evitando que a infecção se desenvolva em 90% dos casos.

Tétano

O tétano é uma doença infecciosa grave que pode levar à morte. A bactéria responsável pela infecção tem o nome de Clostridium tetani. A bactéria encontra-se nos solos, nas fezes dos animais ou mesmo nas fezes dos humanos. A transição da mesma é feita quando são feitos ferimentos na pele com objectos cortantes contaminados.

Se uma pessoa ferir profundamente e não fizer a higiene necessária, os médicos solicitam o uso de soro antitético, que contem anticorpos necessários para que a bactéria não se desenvolva.

O Clostridium tetani depois de penetrar no organismo produz uma toxina que vai atingir o sistema nervoso levando aos espasmos.

Cólera

A cólera (ou cólera asiática) é uma doença provocada por uma bactéria com o nome de Vibrio cholerae. Ela afecta apenas os seres humanos e a sua transição é feita directamente dos dejectos ou principalmente através de agua contaminada. A bactéria ataca os intestinos produzindo uma toxina que provoca uma diarreia intensa. As perdas de água podem atingir os 20 litros por dia, o que pode levar à desidratação intensa e ao risco de morte, principalmente nas crianças.

O risco de morte é de 50% se não tratada, sendo muito mais alto em crianças pequenas.

Sífilis

A sífilis é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum, que evolui de uma forma lenta e que faz com que esta doença tenha três estados de evolução. A doença é transmitida quase sempre através de contacto sexual, no entanto, também pode ser transmitida da mãe para o seu feto.

Nos Estados Unidos são registados 36 000 casos de sífilis por ano, sendo que este número tem vindo a aumentar de ano para ano.

Se a sífilis não for tratada poderá ser fatal uma vês que ataca o sistema nervoso central e o coração. Se suspeitar que tem esta doença procure um médico o mais rapidamente possível.

Gonorreia

A gonorreia é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria  Neisseria gonorrhoeae. O sintoma mais comum nos homens é a ardência ao urinar e acompanhada por uma febre baixa. Nas mulheres, 70% dos casos não apresentam sintomas, nos restantes 30% as mulheres sentem uma ligeira dor ao urinar. Para prevenir é necessário que para alem da higiene diária, o uso de preservativo nas relações sexuais.

Tracoma

Tracoma é uma doença oftálmica altamente contagiosa que se não for bem tratada poderá levar a cegueira.

A bactéria causadora desta doença tem o nome de Chlamydia trachomatis e pode ser transmitida através de contacto directo entre com os olhos, nariz ou pelo contacto com um objecto que tenha sido recentemente injectado com o vírus.

Existem vários sintomas que puderam alerta-lo caso esteja infectado com esta doença entre os quais a conjuntivite, as pálpebras inchadas e o inchaço dos nódulos linfáticos junto aos ouvidos. Se sentir mais de 2 dos 4 sintomas aqui indicados dirija-se o mais rapidamente ao posto medico pois se a doença não for devidamente tratada poderá levar a cegueira.

Gripe

A já muito conhecida gripe é uma doença infecciosa que atinge o sistema respiratório (nariz, garganta, pulmões e ouvidos). A gripe pode atingir varias espécies entre as quais as aves, os suínos e o humanos.

A bactéria responsável por esta doença pertence a família Orthomyxoviridae, sendo que pode variar dependendo do tipo de gripe. Actualmente existem três tipo de vírus da gripe, a gripe humana, a gripe aviaria e a gripe A.

A febre elevada, arrepios, dores de cabeça, dores musculares, garganta inflamada, nariz entupido e tosse seca são os sintomas de uma gripe. Na gripe sem complicações, a doença aguda geralmente resolve-se ao fim de cerca de 5 dias e a maioria dos doentes recupera em 1-2 semanas. Porém, em algumas pessoas, os sintomas de fadiga podem persistir várias semanas.

A transmissão do vírus da gripe de pessoa para pessoa é relativamente fácil, basta apenas que umas gotículas emitidas nos espirros ou com a tosse. A inalação dessas gotículas através do nariz ou garganta permite a entrada do vírus no organismo.

Habitualmente, a gripe é tratada com medicamentos para o alívio dos sintomas (analgésicos, antipiréticos, descongestionantes nasais, etc), sendo que a sua taxa de sucesso é elevada.

A principal medida de prevenção da gripe é a vacinação. A vacinação deve ser repetida anualmente e deve ser feita especialmente nos grupos de risco (idosos, crianças e doentes crónicos).

Varicela

A varicela é uma doença infecciosa aguda, comum na maior parte da infância dos seres humanos. O vírus que causa esta a varicela tem o nome de varicela-zóster.



Avalia este artigo
Credibilidade (12.1 em 20 - 432 votos
Qualidade (11.8 em 20 - 416 votos
Profundidade (11.63 em 20 - 352 votos
Imparcialidade (11.89 em 20 - 348 votos

Avaliação geral para o post 10 Doenças Causadas por Bactérias é 3 em 5. No total foram submetidas 1548 avaliações, e a última foi em 2015-08-02.
Partilha!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on Tumblr0Share on LinkedIn0Share on Reddit0

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Custom Search

O Em Forma é um portal informativo e pioneiro na cultura do bem-estar e saúde. Acompanha as últimas notícias, artigos e opiniões de profissionais na área e descobre como viver com mais qualidade e saúde.

O blog de Em Forma pode ser encontrado em http://www.emforma.net/.

Marcado com:
Publicado em Condições, Últimos
12 comentários sobre “10 Doenças Causadas por Bactérias
  1. cleiciane cunha disse:

    *******muito bom*******#muitobommm

  2. Nathan disse:

    Então vírus é causada por uma bactéria?! PELO AMOR DE DEUS. CORRIGE ISSO. A FAMILIA Orthomyxoviridae É DE VÍRUS.

  3. maria julia disse:

    adorei me ajudou muito.

  4. wendel disse:

    mais ou menos bom

  5. julia disse:

    Pelo amor de Deus! Gripe é causada por virus. Nao por bacterias, Retirem isso dai. Orthomyxoviridae é um virus, nao tem familia, voces estao passando informaçoes erradas as pessoas!

  6. Helena Almeida disse:

    valeuzão vcs me ajudara com o meu trabalho de ciencias 🙂

  7. elainy emily disse:

    que muito bom pode confiar

  8. Biaah Bibiaa disse:

    Meu deus!! A gripe é causada por vírus copiei isso no meu trabalho perdi 0,4 décimos por conta disso mas tirando isso me ajudou bastante

  9. bernardo disse:

    me ajudou bastante no trabalho de ciencias

  10. Ana luiza disse:

    Eu gostei, me ajudou muito na minha pesquisa de ciências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Forum
Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.
Procurar
Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook


Criar artigo
Ajude o EmForma.net a expandir a sua base de conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo