John Jacob Abel

John Jacob Abel, americano bioquímico e farmacologista, filho de George M. e Mary Becker Abel, nasceu em 1857, no dia 19 de maio, numa fazenda perto de Cleveland, em Ohio, e faleceu a 26 de Maio de 1938, em Maryland.

[-] Índice de conteúdos

Biografia de John Jacob Abel

John Jacob Abel entrou para a Universidade de Michigan em 1876, local onde se formou e enriqueceu o seu currículo com um bacharelato, em 1883.

Devido ao aparecimento de alguns obstáculos a nível financeiro, John prestou serviços primeiro como diretor, e mais tarde, como superintendente numa escola pública de La Porte, em Indiana, onde conheceu Mary Hinman, que lecionava no mesmo local, com que se veio a casar.

Passou 6 anos da sua vida, entre 1884 e 1890, na Europa. Durante esse período, estudou em várias cidades, nomeadamente em Lípsia, onde passou dois anos e se concentrou em ciências-fisiologia, histologia, farmacologia e química, Heidelberg, Würzburg, Viena, Berna e Estrasburgo.

Na última cidade em que estudou, foi-lhe atribuído um doutoramento em medicina, em 1988.

Três anos mais tarde, em janeiro de 1891, John, de volta à América, retorna à Universidade de Michigan, mas desta vez, com o propósito de servir como professor de matéria médica e terapêutica, no primeiro departamento de farmacologia da mesma universidade.

Em 1893, John é nomeado para a primeira cadeira de farmacologia na Universidade Johns Hopkins, sendo também encarregue da instrução em química fisiológica até 1908. O americano manteve-se neste posto até apresentar a sua aposentadoria, em 1932.

Abel, em 1905, cofundou dois jornais, o Journal of Biological Chemistry, e o Journal of Pharmacology and Experimental Therapeutic, em 1909.

Estudos Realizados por John Jacob Abel

John Jacob Abel (Autor: Imagem em domínio público)

John Jacob Abel (Autor: Imagem em domínio público)


Para Abel, como ele próprio afirmara “um investigador deve associar-se com aqueles que trabalharam em áreas onde as moléculas e átomos em vez de tecidos multicelulares ou unicelulares, são as unidades de estudo”.

Ele preocupava-se com a determinação da composição e estrutura das substâncias com que trabalhava, o que era invulgar naquela época (década de 1890).

Em 1897, tornou-se o segundo químico a conseguir isolar uma substância fisiologicamente ativa a partir das glândulas suprarrenais, a epinefrina, também conhecida como adrenalina.

Em 1912, formulou a ideia da criação de um rim artificial.

Em 1914, pela primeira vez no mundo da ciência, isolou aminoácidos do sangue.

Entre 1917 e 1924, surgiu com uma pesquisa relacionada com a hormona da hipófise, desconhecendo que na verdade o estudo envolvia mais que uma hormona.

Assim, em 1926, cristalizou insulina. O anúncio deste trabalho foi recebido com algum ceticismo, tendo em conta a sua natureza proteica. A sua pesquisa e os seus resultados foram apenas aceites em meados de 1930.

Apesar do número de anos que John lecionou, o americano bioquímico sempre demonstrara uma escassa preocupação no que toca à rotina formal do ensino. Como tal, após a sua aposentadoria, continuou a mostrar-se muito empenhado, permanecendo firme no trabalho que realizava em laboratório, dedicando-se ao estudo da toxina do tétano.



Avalia este artigo
Credibilidade (13 em 20 - 2 votos
Qualidade (15 em 20 - 1 votos
Profundidade (20 em 20 - 1 votos
Imparcialidade (16 em 20 - 1 votos

Avaliação geral para o post John Jacob Abel é 4 em 5. No total foram submetidas 5 avaliações, e a última foi em 2013-02-11.
Partilha!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on Tumblr0Share on LinkedIn0Share on Reddit0

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Custom Search

O Em Forma é um portal informativo e pioneiro na cultura do bem-estar e saúde. Acompanha as últimas notícias, artigos e opiniões de profissionais na área e descobre como viver com mais qualidade e saúde.

O blog de Em Forma pode ser encontrado em http://www.emforma.net/.

Marcado com: , , ,
Publicado em Ilustres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Em Forma no Android
Instala a aplicação Android do Em Forma e acede à tua conta através do teu telemóvel. Leva a tua dieta e plano de treino sempre contigo!

Disponível no Google Play
Fórum Em Forma
Participa na comunidade do Em Forma e conhece outros aficionados do mundo do fitness.

Procurar
Parceiros
Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook


Segue Emanuel Santos

No Facebook

Em Forma no Instagram
No images found!
Try some other hashtag or username
Criar artigo
Ajude o EmForma.net a expandir a sua base de conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo