Catalepsia Patológica

A catalepsia patológica é um tipo de distúrbio muito incomum, em que a pessoa costuma ficar num estado de rigidez muscular, ficando de tal forma estática que costuma dar a impressão que ocorreu o seu óbito.

Ao longo dos anos, principalmente nos séculos passados, foram muitos os casos de pessoas que foram dadas como mortas e que mais tarde viriam a acordar, algumas até mesmo durante o seu velório (isto para não falar do número de pessoas que terão sido enterradas vivas).

Muitas vezes, atribuíam-se estas ocorrências a poderes sobrenaturais e a milagres. No entanto, tal apenas ocorria porque nessa época não existiam recursos tecnológicos que permitissem fazer um diagnóstico de alguns estados patológicos tais como a catalepsia. Felizmente, nos nossos dias, esses meios já se encontram disponíveis e é muito raro ocorrerem situações desta espécie.

A catalepsia patológica é um tipo de doença nervosa que faz com que o corpo da pessoa fique com um aspeto semelhante ao de um boneco de cera, devido à existência de plasticidade motora.

Enquanto o doente se encontra neste estado, sem se recuperar do distúrbio, os seus músculos podem ser movidos em qualquer direção.

O mais grave nesta situação é que durante todo o tempo em que o doente se encontra no estado de catalepsia, ele está consciente de tudo o que ocorre ao seu redor, não podendo apenas reagir fisicamente pois não se encontra na posse das suas funções vitais .

Uma pessoa pode ficar imóvel, devido a esta patologia, durante um período que pode variar entre alguns minutos a algumas semanas, o que apenas costuma ocorrer em casos extremos.

[-] Índice de conteúdos

Causas da Catalepsia Patológica

As causas da catalepsia patológica ainda não são totalmente conhecidas.

A catalepsia patológica é um tipo de distúrbio muito incomum, em que a pessoa costuma ficar num estado de rigidez muscular, ficando de tal forma estática que costuma dar a impressão que ocorreu o seu óbito (Autor: wimayr)

A catalepsia patológica é um tipo de distúrbio muito incomum, em que a pessoa costuma ficar num estado de rigidez muscular, ficando de tal forma estática que costuma dar a impressão que ocorreu o seu óbito (Autor: wimayr)

No entanto, a doença tem sido associada a fatores genéticos, ou a uma determinada má formação em uma região cerebral.

A catalepsia pode ainda surgir como resultado de algumas outras doenças nervosas, tais como a epilepsia, a esquizofrenia, debilidade mental, síndrome neuriléptica maligna, depressão, histeria, doença de Parkinson, traumatismo craniano, grave trauma emocional, etc

Este problema pode ainda surgir como colateral do uso de determinados medicamentos que são usados no tratamento da esquizofrenia.

Tratamento da Catalepsia Patológica

O tratamento da catalepsia patológica consiste no uso de medicamentos benzodiazepínicos que ajudam a evitar as crises catalépticas.

Estes medicamentos ajudam a relaxar os músculos e a evitar a imobilidade total.

No entanto, estes medicamentos podem provocar diminuição da concentração, sonolência e até mesmo tonturas.

Noutros casos mais extremos, quando esta doença não corresponde ao uso de benzodiazepínicos, pode ser eficaz o uso da eletroconvulsoterapia (ECT). Em qualquer dos casos, é muito importante que quem sofre de catalepsia patológica seja acompanhado por um neurologista.



Avalia este artigo
Credibilidade (12.67 em 20 - 30 votos
Qualidade (13.55 em 20 - 20 votos
Profundidade (14.33 em 20 - 15 votos
Imparcialidade (11.57 em 20 - 14 votos

Avaliação geral para o post Catalepsia Patológica é 3 em 5. No total foram submetidas 79 avaliações, e a última foi em 2015-07-06.
Partilha!Share on Facebook0Share on Google+1Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on Tumblr0Share on LinkedIn0Share on Reddit0

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Custom Search

O Em Forma é um portal informativo e pioneiro na cultura do bem-estar e saúde. Acompanha as últimas notícias, artigos e opiniões de profissionais na área e descobre como viver com mais qualidade e saúde.

O blog de Em Forma pode ser encontrado em http://www.emforma.net/.

Marcado com: ,
Publicado em Condições
2 comentários sobre “Catalepsia Patológica
  1. Gleidsom Tavares disse:

    Tenjo catalepicia des de criança e hoje emdia esta muito frequent
    tenho medo agora porq esta ficando muoto fort sera que eu posso morrer

  2. Gleidsom Tavares disse:

    Ja nak aguento mas ja deixei de ir trablha com medo de dormir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Procurar
Parceiros
Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook


Criar artigo
Ajude o EmForma.net a expandir a sua base de conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo