Trocar Chocolate Por Alfarroba – Será Uma Boa Solução?

Algumas mulheres têm vindo a trocar o chocolate pela alfarroba, devido ao menor nível de gordura, existente nesta. A verdade é que estes dois alimentos têm sabor, textura e cor idênticas e uma grande diferença na porção de gordura. Neste sentido, a alfarroba, que contém menor quantidade de açúcar, surge como uma alternativa ao doce de cacau.

Para além deste facto, a alfarroba tem grandes porções de vitaminas do tipo B e A, magnésio, cálcio, e auxilia o organismo, na quebra de gordura. Neste sentido, tem efeito benéfico na pele, visão e mobilidade dos músculos.

Tal como o chocolate, esta nova alternativa também contém antioxidantes que combatem o envelhecimento celular, prevenindo contra diversas doenças, nomeadamente, contra o cancro.

A alfarroba contém baixos níveis glicémicos. As fibras, presentes neste alimento, provocam uma digestão lenta, fator determinante para a regulação da quantidade de açúcar, na corrente sanguínea. Este falso chocolate surge, assim, como um aliado dos diabéticos. Por outro lado, a alfarroba também estimula o devido funcionamento, a nível intestinal.

A alfarroba é um alimento que ajuda a atrasar a digestão (Autor: Alfarroba)

A alfarroba é um alimento que ajuda a atrasar a digestão (Autor: Alfarroba)

O chocolate contém substâncias como a cafeína e a teobromina que podem funcionar como agentes alergénicos. O mesmo não acontece na alternativa apresentada. Também, apenas presentes no chocolate, estão a fenilatilamina, potenciador de enxaquecas, e o ácido oxálico, capaz de interferir com a absorvência de minerais.

Existe alfarroba no mercado sem lactose, informação que consta no rótulo do alimento. Se quiser trocar o chocolate pela alfarroba com o objetivo de perder peso, lembre-se de verificar se o produtor adicionou gordura, açúcar ou outros ingredientes que podem invalidar a troca.

Em termos nutricionais, a alfarroba tem, apenas, de gordura, sete por cento, enquanto que, o cacau apresenta vinte e tres. Vinte gramas de chocolate contêm cento e oitenta calorias e a mesma quantidade de alfarroba apresenta, apenas oitenta. Por outro lado, o chocolate, na sua constituição, não tem fibras. O falso chocolate (nas mesmas vinte  gramas) contém 1,2 gramas de fibras. É também de frisar que a alfarroba não apresenta gordura, ao contrário do chocolate.

Marcado com: , , , ,
Um comentário sobre “Trocar Chocolate Por Alfarroba – Será Uma Boa Solução?
  1. Helena disse:

    Trocar?! Nunca 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acompanha o Em Forma