Benefícios do Óleo de Abacate

A palavra óleo oferece algumas dúvidas quanto aos benefícios ou prejuízos que podem ser imputados no organismo aquando do seu consumo. Frequentemente se ouve dizer que os óleos e as gorduras devem ser evitados em detrimento do azeite. Mas será que é assim tão mau incluir na alimentação o óleo de abacate? E o que é afinal este óleo? O que ganha a saúde com o consumo deste óleo?

O óleo de abacate consiste num óleo que é extraído do abacate e que é muito rico em ácidos graxos essenciais que não podem ser produzidos no organismo. Sendo este rico em ácido oleico, ou ómega 9, não restam dúvidas de que a sua ingestão é benéfica para qualquer organismo. Vejamos então alguns dos seus benefícios para o organismo:

  • Graças à presença das gorduras monoinsaturadas, oferece uma preciosa ajuda na redução do mau colesterol (LDL) e no aumento do bom colesterol (HDL).

    O Óleo de Abacate é muito rico em ácidos graxos essenciais (Autor: Imagem em domínio público)

    O Óleo de Abacate é muito rico em ácidos graxos essenciais (Autor: Imagem em domínio público)

  • Uma vez que apresenta na sua composição uma substancia de nome beta-sitoesterol, vai haver uma diminuição da absorção de colesterol a nível intestinal uma vez que esta faz a sua recaptação.
  • Como é rico em vitamina E, é considerado como sendo um antioxidante natural.
  • Graças à existência de vitamina A, auxilia na prevenção de problemas oftalmológicos como é o caso das cataratas e da cegueira noturna.
  • Aumenta a síntese de colagénio e baixa o nível das moléculas inflamatórias no sangue.
  • Ajuda a emagrecer dado que diminui a absorção das gorduras a nível intestinal. Se pretende este efeito não se esqueça que a ingestão em demasia também pode ser prejudicial uma vez que o citado óleo é uma gordura.
  • Ajuda na prevenção de doenças vasculares.
  • Quando colocado nas saladas de tomate ou cenouras potencia a absorção do licopeno e do betacaroteno.

Pode adquirir este produto como óleo ou em capsulas, mas se optar pelo óleo para saladas alterne com azeite.

Marcado com: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acompanha o Em Forma