Benefícios do Contacto Com a Natureza

Na verdade os argumentos que hoje em dia se utilizam para justificar uma vida mais calma e o mais natural possível já são bem conhecidos de todos. Ainda assim a Universidade de Havard fez uma lista dos benefícios para o corpo e para a mente, de uma vida em contacto com a natureza, de forma a convencer os mais renitentes.

Mas, antes de serem expostos os benefícios, é necessário alertar para os cuidados que devem estar presentes sempre que for para o ar livre. Não se esqueça do protetor solar e do repelente para os insetos, use vestuário e calçado confortável e desfrute daquilo que a natureza tem para lhe oferecer.

  • A vitamina D é uma substância que é produzida a partir do contato com o sol, razão pela qual alguns lhe chamam a “vitamina do sol”. Este contato com a pele ajuda a fazer a absorção do cálcio pelo organismo. Para além da satisfação desta necessidade, a vitamina D desempenha um papel fundamental em algumas funções metabólicas, musculares, neurológicas e cardíacas.

    A natureza ajuda a melhor a nossa saúde através do incentivo à prática de exercício físico (Autor: Imagem em domínio público)

    A natureza ajuda a melhor a nossa saúde através do incentivo à prática de exercício físico (Autor: Imagem em domínio público)

  • O exercício físico é de extrema importância como todos nós já sabemos. A natureza ajuda a ter vontade para o colocar em prática ao contrário do ambiente de casa que convida ao sedentarismo. Depois também não há necessidade de recorrer aos ginásios onde só se pode ir mediante marcação e pagamento.
  • A concentração aumenta em contacto com a natureza, refere um estudo americano. Esse mesmo estudo refere ainda que a ausência de contacto com a natureza exacerba problemas em crianças que sofrem de doenças como o Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Pesquisadores têm relatado que crianças têm uma maior concentração após passarem um período de tempo ao ar livre.
  • A cicatrização de feridas e a cura de algumas doenças ou pelo menos de alguns dos seus sintomas também é possível. Há até quem diga que os doentes que estão perto de uma janela onde possam ver a natureza têm uma mais rápida recuperação.


Avalia este artigo
Credibilidade (10 em 20 - 1 votos
Qualidade (10 em 20 - 1 votos
Profundidade (10 em 20 - 1 votos
Imparcialidade (10 em 20 - 1 votos

Avaliação geral para o post Benefícios do Contacto Com a Natureza é 2 em 5. No total foram submetidas 4 avaliações, e a última foi em 2014-07-30.
Marcado com: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook


Newsletter

Subscreve à newsletter do Em Forma e fica a conhecer as últimas novidades.