Girassol

Girassol, uma planta anual que pertence à família das Asteraceae e que embeleza os jardins onde este é semeado ou plantado. É originário da América do Norte e segundo se sabe, sempre foi cultivado pelos povos indígenas sendo posteriormente usado com fins alimentares.

Ao longo dos anos foram encontrados alguns objetos dos povos Incas que comprovam a sua existência naqueles tempos. Foram também descobertas imagens com molduras de ouro fazendo alusão a esta planta como seu Deus.

O nome de girassol tem a ver com o fato de que esta flor faz o acompanhamento da trajetória do sol desde que ele nasce até que se põe. Apresenta uma flor com cerca de trinta centímetros de diâmetro e um caule com três metros de altura. No interior da flor apresenta um grande número de sementes, que estas sim, são usadas para fazer o tão conhecido óleo de girassol.

Estas sementes também são muito usadas pelos criadores de pássaros em cativeiro uma vez que são bastante apreciadas pelas aves para além de serem muito nutritivas. Quanto às flores, são muito usadas na elaboração dos bouquets quando os caules dão ramificações com flores mais pequenas. Para quem gosta destas plantas no seu jardim saiba que as suas folhas inibem o desenvolvimento das plantas nocivas.

As sementes de Girassol são muito nutritivas e apreciadas pelos pássaros (Autor: Imagem em domínio público)

As sementes de Girassol são muito nutritivas e apreciadas pelos pássaros (Autor: Imagem em domínio público)

As sementes do girassol são ricas em:

  • Vitamina E que é um antioxidante e que traz benefícios a nível cardiovascular. Neutraliza os radicais livres oferecendo proteção contra a acumulação de gorduras normalizando os níveis de colesterol.
  • Fitoesteróides que são compostos com uma estrutura química muito parecida ao colesterol e que se for incluído na alimentação pode ajudar a baixar os níveis do mau colesterol no sangue, ajudar a potenciar a resposta imunológica e a diminuir a proliferação de células cancerosas.
  • Magnésio, que ajuda a relaxar e a descontrair os músculos e os vasos sanguíneos. Auxilia também na normalização dos valores tensionais, evita as dores de cabeça e o risco de enfartes e derrames.
Marcado com: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acompanha o Em Forma