Café: Ajuda a prevenir o cancro da pele

[-] Índice de conteúdos

O café é um alimento que está envolvido em muitos mitos.

Segundo algumas pesquisas de determinados institutos e associações, o consumo moderado de café pode prevenir o aparecimento do cancro de pele. Já haviam sido descobertas algumas propriedades preventivas do café, como na prevenção do cancro da boca.

Um dos estudos revela que as mulheres consumidoras de três ou mais cafés por dia, reduzem até 20% a probabilidade de contrair cancro da pele. No caso dos homens, a redução é de apenas 9%. Numa das investigações que envolveu ratinhos de laboratório, foi inibida a proteína ATR, responsável pela multiplicação de células na pele, que poderá ser atingida pelos raios solares. Os ratinhos haviam sido modificados geneticamente.

A investigação mostrou os seguintes resultado: os ratinhos desenvolveram menos 69% de tumores. Os investigadores acreditam mesmo que esta pode ser uma escapatória para esta doença, que atinge milhões de pessoas todos os anos.

No entanto, o excesso de consumo de café pode provocar outros problemas como problemas cardiovasculares. O ideal será consumir o máximo de 2 ou 3 cafés por dia. Só assim consegue potencializar os benefícios do consumo de café sem que isto lhe traga novos problemas.

Para além disso, há ainda que não possa tomar café, pois tem problemas no controlo do sono.

Há também outros tipos de cancros que o café pode prevenir. Já falámos no início do artigo do cancro da boca, mas há ainda a prevenção do cancro de fígado, rins, colo-rectal e cancro da mama. Isto porque o café é rico em antioxidantes, que vão fazer renovações celulares.

Imagem de Chavena de Café (Autor: Imagem em domínio público)

O café pode prevenir o aparecimento do cancro de pele (Autor: Imagem em domínio público)

Para além dos possíveis tipos de cancro que o café previne, há ainda outras doenças que esta bebida pode ajudar a evitar, como é o caso de Alzheimer e outras doenças cerebrais. Outros problemas de saúde como a cirrose alcoólica, doença de Parkinson e diabetes tipo 2 também podem ser prevenidos com o consumo de café.

Por vezes, também pode aplicar-se café directamente na pele, prevenindo a doença provocada pelo excesso de exposição solar.
Já o mesmo resultado não se apresenta com o descafeinado. Portanto, os estudos médicos concluíram que é a cafeína que actua na prevenção contra o cancro da pele. Seguida esta lógica, haverá mais consumíveis que também serão importantes nesta batalha, como alguns chás, cola e chocolates.
Mas nem tudo são boas notícias no que toca aos poderes do café. Investigações revelam que o café contém acrilamida, uma substância causadora de outros tumores. Ainda não é certo o efeito nos humanos, mas já foi testado nos animais e, de facto, é uma verdade.

Enquanto os maus resultados não estam à vista, continue a beber café sempre que puder, mas sem abusos. Uma coisa é certa: a prevenção passa pela cafeína, apesar das suspeitas dos males que ela pode causar. Todas as coisas têm os seus dois lados, mas se não houver exageros por parte do consumir, de certeza que serão mais os benefícios do que os prejuízos para a saúde.

 



Avalia este artigo
Credibilidade (10 em 20 - 1 votos
Qualidade (10 em 20 - 1 votos
Profundidade (10 em 20 - 1 votos
Imparcialidade (10 em 20 - 1 votos

Avaliação geral para o post Café: Ajuda a prevenir o cancro da pele é 2 em 5. No total foram submetidas 4 avaliações, e a última foi em 2014-05-23.
Marcado com: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook


Subscrever à Newsletter

Se quer subscrever à newsletter do Em Forma então insira os dados no seguinte formulário: