Varíola

A varíola é uma doença infecto-contagiosa exclusivamente dos homens e que não pode ser transmitida por outros animais como é o caso do dengue (Autor: Imagem em domínio público)

A varíola é uma doença infecto-contagiosa exclusivamente dos homens e que não pode ser transmitida por outros animais como é o caso do dengue (Autor: Imagem em domínio público)

A varíola é uma doença infecto-contagiosa exclusivamente dos homens e que não pode ser transmitida por outros animais como é o caso do dengue.

A transmissão desta doença ocorre apenas de pessoa para pessoa através do contacto próximo e das vias respiratórias.

Índice de conteúdos

História da Varíola

Ao longo da história do homem a varíola foi uma das grandes responsáveis pelas epidemias que provocaram dezenas de mortes. Segundo se sabe esta doença surgiu pela primeira vez na Índia e foi ela a grande culpada pela epidemia que no ano 430 a.c matou um terço da população de Atenas. Nos séculos II e III ela surge de novo e mata grande parte da população do império romano e mais tarde na América.

Foi classificada como uma das doenças que mais devastou a humanidade mas, em 1980 a Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou que ela tinha sido erradicada por completo. No entanto, ela volta a ser noticia quando se pensou que o seu vírus podia ser utilizado como arma biológica.

Vírus Causador da Varíola

É causada por um dos maiores vírus já conhecido, cujo nome é o Orthopoxvírus variolae e que mede cerca de 300 nanômetros de diâmetro. Este é muito resistente aos agentes físicos externos como as variações da humidade e temperatura e faz parte da família poxviridae.

O vírus possui uma membrana lipídica e o seu genôma é de DNA. Este tem a capacidade de produzir as suas próprias proteínas e multiplica-se numa zona do citoplasma da célula que serve de hóspede.

O DNA deste vírus é bicatenar ou seja tem hélice dupla linear apresentando as extremidades combinadas. Contrariamente a outros vírus este possui dentro de si uma quantidade suficiente de enzimas necessárias à produção de ácidos nucléicos.

Cada célula infectada é destruída através da produção de 10000 novos vírus. O sistema imunitário face a esta situação contesta com uma reacção citotóxica arruinando as células infectadas antes que o vírus se multiplique. No entanto, o vírus migra para outras células vizinhas ficando assim inacessível à neutralização com os anticorpos.

Tipos de Varíola

A varíola pode ser de dois tipos, a varíola e a varíola menor que apresenta os mesmos sintomas mas mais moderados. A varíola apresenta 30% de mortalidade, e a varíola menor ou alastrim é a mais comum e apresenta casos mortais apenas em 1% dos casos.

Período de Incubação e Sintomas da Varíola

O período de incubação desta doença é de apenas de doze dias e os sintomas iniciais apresentam um começo e um desenvolvimento súbitos muito parecidos com um estado gripal. Aparecem primeiramente a febre e o mal-estar geral e mais tarde as dores musculares, dores de cabeça, dores gástricas e vómitos intensos.

Quando o sistema respiratório já se encontra infetado rapidamente se dá a multiplicação do vírus nas células que se deslocam para os órgãos linfáticos e para a corrente sanguínea. Através do sangue ele chega à pele onde se formam as vesículas típicas desta doença. Estas vesículas aparecem em primeiro lugar ao redor da mucosa da boca, depois nos membros superiores e inferiores e rapidamente se espalham por todo o corpo.

Tratamento e Prevenção da Varíola

Ainda não existe um tratamento eficaz e direcionado a esta doença. Quando ela surge apenas é instituído um tratamento em que a hidratação do organismo é assegurada assim como a manutenção dos níveis dos sais minerais. O tratamento também tem como objetivo o alívio dos sintomas.

A prevenção desta doença consiste apenas na vacinação e em evitar o contato com as pessoas doentes.

Avalia este artigo
Credibilidade (12.12 em 20 – 43 votos)
Qualidade (12.31 em 20 – 39 votos)
Profundidade (12.5 em 20 – 34 votos)
Imparcialidade (12.43 em 20 – 28 votos)

Avaliação geral para o post Varíola é 3 em 5. No total foram submetidas 144 avaliações, e a última foi em 2015-07-30.



Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Custom Search

O Em Forma é um portal informativo e pioneiro na cultura do bem-estar e saúde. Acompanha as últimas notícias, artigos e opiniões de profissionais na área e descobre como viver com mais qualidade e saúde.

O blog de Em Forma pode ser encontrado em http://www.emforma.net/.

Marcados com: ,
Publicado em Condições

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Em Forma no Android
Instala a aplicação Android do Em Forma e acede à tua conta através do teu telemóvel. Leva a tua dieta e plano de treino sempre contigo!

Disponível no Google Play
Procurar
Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o EmForma.net!
Em Forma no Facebook


Segue Emanuel Santos

No Facebook

Em Forma no Instagram
  • Cacau magro em p biolgico Coloco sempre no pequenoalmoo juntohellip
  • Massa com marisco e salada Estava muito bom vou repetirhellip
  • Praia de difcil acesso s de barco ou a nadohellip
  • Batata doce mas frita D e outras que nem seihellip
  • Salada depois de um dia de praia  Website wwwemformanethellip
Criar artigo
Ajude o EmForma.net a expandir a sua base de conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo