Vegetariano

A cada dia que passa surgem novas tendências alimentares e novos modos de vida sempre no intuito de encontrar um corpo saudável e eliminar os problemas de saúde que possam eventualmente surgir.

O vegetarianismo é apenas mais uma dessas tendências que ao longo dos anos foi ganhando um grande número de adeptos. Face ao exposto, o vegetariano pode ser considerado aquela pessoa que adotou um estilo de alimentação que se baseia nesta mesma tendência.

Alguns dos alimentos presentes na dieta de um vegetariano (Autor: Scott Bauer)

Alguns dos alimentos presentes na dieta de um vegetariano (Autor: Scott Bauer)

Este tipo de alimentação não inclui qualquer tipo de carne nem os seus derivados. Os alimentos escolhidos são os de origem vegetal, lacticínios e ovos. Há quem leve este regime alimentar muito a serio e exclua também qualquer alimento de origem animal como é o caso do leite e de ovos ou até mesmo do mel.

[-] Índice de conteúdos

Tipos de Dietas Vegetarianas

Dentro deste tipo de alimentação existem seis formas de dietas vegetarianas que estão classificadas conforme o tipo de alimentos que são incluídos. Desta forma temos:

  • Ovolactovegetarianismo que exclui as carnes vermelhas e brancas, mas onde existe o consumo de ovos, lacticínios e mel. Esta é uma dieta muito frequente na India.
  • Lactovegetarianismo que para além de ser proibido o consumo de carnes também não é permitido o consumo de ovos.
  • Ovovegetarianismo onde apenas é permitido o consumo de ovos e mel.
  • Vegetarianismo semiestrito em que apenas a ingestão do mel é permitida.
  • Vegetarianismo estrito em que não há consumo de carnes nem alimentos de origem animal. Muitas pessoas, e por desconhecimento, chamam a esta dieta de veganismo.

Quem pratica este tipo de dieta deve ter presente alguns cuidados referentes à vitamina B12, ao cálcio e aos ácidos graxos. Esta dieta leva muitas vezes a uma deficiência de qualquer um dos três elementos se não se tiverem as devidas precauções. No caso da vitamina B12, a falta desta, pode levar a casos sérios de anemia assim como a alterações no sistema nervoso. De forma a evitar esta situação o vegetariano pode incluir na sua alimentação algas Chlorella e Nori.

Marcado com: , , , ,
Um comentário sobre “Vegetariano
  1. David Pinto disse:

    Olá,

    estava a ler este artigo que, por coincidência, foi o primeiro que abri. Durante a leitura do mesmo reparei que existem algumas falhas, não digo erros porque a minha opinião vale o que vale, sendo este comentário de feedback que pode ser ou não aproveitado.

    1.º Acho que quando se publica um artigo num blogue, para aumentar a credibilidade do mesmo é importante que o autor seja da área e tenha conhecimento sobre o assunto que está a abordar ou, em alternativa, que mencione as fontes que usou para escrever o artigo. Reparei que nem as fontes foram mencionadas nem, quando clico no perfil da autora, aparece quais as suas competências.

    2.º Acho um pouco errado dizer que uma dieta vegetariana é apenas uma tendência que tem conseguido um maior número de seguidores com o tempo. A razão é simples, o homem começou por ser recolector (recolhia o que precisava da Natureza), a caça só veio depois. a maneira com o texto está escrita faz parecer que somos todos omnívoros e entretanto alguém se lembrou de se tornar vegetariano. Além disso se a autora pesquisar, há sociedades modernas que têm um histórico bastante longo de seguirem e praticarem a dieta abordada.

    Não obstante a própria palavra tendência não será a melhor a ser empregue. Quando estava a ler o artigo a primeira coisa que me veio à cabeça foi as “tendências da moda”, algo que vai e vem.

    3.º Uma vez mais, dizer que pessoas seguem esta “tendência”, pelas palavras da autora, “no intuito de encontrar um corpo saudável e eliminar os problemas de saúde” é de algum modo uma falácia. Não digo que não haja pessoas que o façam para melhorar a sua saúde, no entanto acho que grande parte faz-o não por esse motivo, mas por questões ambientais e de maus tratos dos animais. Fazem-no mais por uma questão de ética.

    4.º Vou-me abster de comentar as várias classificações dadas a uma dieta vegetariana, dependendo do tipo de alimentos que incluímos nela. Mas seria bom esclarecer o que é o veganismo, uma vez que o tema foi abordado. Diz-se que as pessoas confundem o que é uma dieta vegetariana com o veganismo, então eu pergunto: “O que é então o veganismo?”.

    É tudo, espero que este comentário seja de algum modo construtivo. Acho o artigo bastante pertinente, apenas pode ser, na minha opinião, melhorado.

    Desejos da continuação de uma boa escrita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acompanha o Em Forma