Nutriente

O nutriente é uma substância que vai ser usada pelo metabolismo de qualquer organismo. Os organismos pensados como não autotróficos fazem a obtenção desses mesmos nutrientes através do consumo dos alimentos. Ao falarmos do método de aquisição de nutrientes pelos organismos temos que fazer a distinção entre os animais que possuem um sistema digestivo interno como é o caso do homem e as plantas que assimilam os nutrientes externamente.

O nutriente é uma substância que vai ser usada pelo metabolismo de qualquer organismo (Autor: Janine)

O nutriente é uma substância que vai ser usada pelo metabolismo de qualquer organismo (Autor: Janine)

Ao grupo dos nutrientes orgânicos pertencem os carboidratos, as gorduras, as proteínas bem como outros elementos construtores como é o caso dos aminoácidos e das vitaminas. No que se refere aos compostos químicos inorgânicos podemos falar dos minerais e da água. Os nutrientes são considerados essenciais ao funcionamento de qualquer organismo vivo e os seus efeitos nesses mesmos organismos vai depender exatamente da quantidade de dose ingerida. De salientar também que os nutrientes que são necessários em grandes quantidades são chamados de macronutrientes e neste grupo estão incluídos os carboidratos, as proteínas e as gorduras. Aqueles que são necessários em quantidades mais pequenas são denominados como micronutrientes e fazem parte deste grupo as vitaminas, os minerais, a água e as fibras. É ao primeiro grupo que se deve dispensar especial atenção uma vez que são os nutrientes que o compõem as grandes fontes de calorias.

Os organismos que não possuem a capacidade de fazer a fotossíntese como é o caso dos fungos e que se alimentam de plantas e/ou animais vivos ou mortos também necessitam de nutrientes. No entanto, para estes, os nutrientes são os compostos orgânicos e os minerais aí existentes.

Agora pensamos na água uma vez que esta é fundamental na nutrição de qualquer ser vivo. A água não pode ser considerada, segundo os cientistas, um nutriente, mas é indispensável no processo de absorção e assimilação dos nutrientes uma vez que é ela que permite a sua dissolução. Esta ideia é bem notável ao verificarmos que as plantas têm que ser regadas e adubadas para que se mantenham saudáveis.



Avalia este artigo
Credibilidade (10 em 20 - 1 votos
Qualidade (10 em 20 - 1 votos
Profundidade (10 em 20 - 1 votos
Imparcialidade (10 em 20 - 1 votos

Avaliação geral para o post Nutriente é 2 em 5. No total foram submetidas 4 avaliações, e a última foi em 2014-04-25.
Marcado com: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook


Subscrever à Newsletter

Se quer subscrever à newsletter do Em Forma então insira os dados no seguinte formulário: