Laranja

Todos nós já sabemos que é de extrema importância o cuidado em fazer uma alimentação equilibrada e diversificada, sendo esta variedade alimentar o maior contributo para um corpo saudável e invejável. Os vegetais e as frutas não podem ser esquecidos e são estes que devem constituir a porção maior do consumo total de alimentos.

A laranja é uma das melhores frutas para se conseguir alcançar o anterior objetivo sendo considerado um fruto híbrido. Sabe-se da sua existência desde a antiguidade quando nesta altura foi feito o cruzamento entre a cimboa e a tangerina. O sabor desta fruta pode variar, sendo algumas peças bastante doces e outras muito ácidas, mas ainda assim bastante apreciada pela grande maioria das pessoas. Geralmente são os gomos interiores da laranja que se destinam ao consumo humano, mas as pevides, as cascas e até mesmo a camada branca existente entre a casca e os gomos são todos passíveis de ser ingeridos.

A laranja é muito rica em pectina e em vitamina C bem como em fibras vegetais. Esta grande quantidade de fibras ajuda na regulação dos níveis de colesterol. (Autor: Evan-Amos)

A laranja é muito rica em pectina e em vitamina C bem como em fibras vegetais. Esta grande quantidade de fibras ajuda na regulação dos níveis de colesterol. (Autor: Evan-Amos)

A laranja é muito rica em pectina e em vitamina C bem como em fibras vegetais. É esta grande quantidade de fibras que podem dar uma preciosa ajuda na regulação dos níveis de colesterol que tanto prejudica a saúde e contribui para as doenças cardiovasculares. Devido ao fato de poder ser consumida em cru o seu valor nutricional mantem-se sem qualquer perda. De realçar também que uma vez que é uma fruta que deve ser consumida em fresco e na sua época as suas capacidades nutricionais essencialmente a vitamina C não podem ser menosprezadas. O consumo de uma laranja diariamente vai dar a garantia de que é ingerida a dose diária de vitamina C recomendável assim como de fibras.

Segundo estudos realizados a laranja e o seu sumo apresentam valores calóricos muito semelhantes. O valor dos hidratos de carbono bem como da gordura, das proteínas e vitamina C também se mantêm inalteráveis. No que se refere às fibras nomeadamente à pectina, a laranja é mais rica comparativamente ao sumo ainda que fresco.

Marcado com: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acompanha o Em Forma