Sangue

O sangue é indispensável ao perfeito funcionamento de qualquer organismo, sendo esta a razão porque quando acontece uma hemorragia grave, pode a pessoa entrar em choque hipovolémico e morrer.

Como todos nós sabemos, o sangue encontra-se em estado líquido e circula por todo o organismo dos animais que possuem sistemas circulatórios fechados. Nos animais vertebrados o sangue apresenta-se de cor vermelha e nos invertebrados pode variar, dependendo da presença de elementos como o cobre e não o ferro, dando-lhe muitas vezes a cor azulada. Como já foi referido o sangue tem a grande função de manter um organismo vivo uma vez que é ele que faz o transporte dos nutrientes necessários, do oxigénio e também dos elementos que devem ser excretados.

O sangue apresenta na sua formação diferentes tipos de células que vão formar a parte sólida do mesmo constituindo cerca de trinta e quatro por cento da sua composição. Cada uma dessas células apresenta uma anatomia e uma função diferentes e encontram-se submersas numa parte líquida à qual se dá o nome de plasma. O plasma constitui sessenta e seis por cento da composição do sangue. As citadas células são as seguintes:

  • Os leucócitos ou glóbulos brancos que tem como função a defesa do sistema imunitário agindo como se fossem um exercito contra a permanência dos microrganismos que podem causar doenças. Estes podem receber a classificação de neutrófilos, monócitos, basófilos, eosinófilos e linfócitos, cada um deles com uma função diferente
  • Os eritrócitos, os glóbulos vermelhos ou as hemácias cuja responsabilidade é fazer o transporte de oxigénio ou seja de realizar a respiração celular. Ficam armazenadas no baço que posteriormente vai libertar as hemácias novas e destruir as velhas fazendo desta forma a reciclagem da hemoglobina.

    Imagem de Glóbulos Vermelhos (Autor: John Alan Elson)

    Imagem de Glóbulos Vermelhos (Autor: John Alan Elson)

  • As plaquetas que são as responsáveis pela coagulação sanguínea evitando as hemorragias que podem ser fatais. Estas são consideradas como fragmentos de algumas células da medula óssea cujo nome é megacariócitos.
Marcado com: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acompanha o Em Forma