Cloro

O cloro consiste num elemento químico gasoso não metálico e que pode ser encontrado no grupo dos halogéneos. Apresenta-se com uma cor entre o amarelo e o verde, com um cheiro intenso, de alta toxicidade e irritante para a mucosa nasal. É mais pesado que o ar cerca de duas vezes e meia.

O cloro consiste num elemento químico gasoso não metálico e que pode ser encontrado no grupo dos halogéneos (Autor: W. Oelen)

O cloro consiste num elemento químico gasoso não metálico e que pode ser encontrado no grupo dos halogéneos (Autor: W. Oelen)

Ele é frequentemente encontrado na natureza, mas sempre em associação com outros metais dando origem a outros elementos como é o caso do cloreto de sódio ou de cloreto de potássio. Quanto aos seus compostos, o mais importante é o cloreto de hidrogénio também conhecido pelo nome de ácido clorídrico, um gás incolor com um cheiro intenso que se dissolve indubitavelmente em contacto com a água. Outros compostos também frequentes são o ácido hipocloroso, o ácido cloroso, o ácido clórico e o ácido perclórico.

A sua utilização refere-se à fabricação de cloreto de cálcio e à síntese de muitos compostos orgânicos. Pode ser usado igualmente para a angariação de bromo, como desinfetante, e ainda nos tratamentos dentários cujo objetivo é o branqueamento dos tecidos. Quanto ao seu uso pode ainda dizer-se que ele serve para desinfetar a água de forma a que esta possa ser consumida sem prejuízo para a saúde.

É usado também como oxidante e nas estações de tratamento de esgotos contribuindo para uma melhor qualidade de vida do ser humano. A produção de papel também beneficia com o seu uso uma vez que este faz o branqueamento do mesmo.

O cloro é um elemento químico essencial a muitas formas de vida. Apesar de ser bastante abundante na natureza, como aliás já foi referido, ele nunca é encontrado no seu estado puro uma vez que reage com outros elementos. Desta forma pode ser encontrado como parte integrante de cloretos e cloratos principalmente do cloreto de sódio. Este elemento se usado em grandes quantidades é neurotóxico tendo sido usado durante a primeira e a segunda guerra mundial para esse mesmo efeito.

Marcado com: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acompanha o Em Forma