Medicina Regenerativa

A medicina regenerativa e a engenharia de tecidos constituem presentemente uma área auspiciosa da medicina no que se refere ao tratamento de patologias que exigem a substituição de alguns tecidos e órgãos afectados de forma irreversível e cujo tratamento convencional não resolveu.

Este tipo de tratamentos exige a associação de sistemas celulares da própria pessoa, os chamados sistemas autólogos, ou de um dador que seja compatível, com sistemas biomateriais.

Segundo esta perspetiva as células estaminais com origem extra-fetal como é o caso das células do sangue do cordão umbilical e da placenta, apresentam enormes vantagens se comparadas com as células obtidas a partir da medula óssea, de embriões alcançados através da transferência nuclear somática ou ainda de embriões resultantes das técnicas de reprodução assistida e que se encontravam excedentários.

A medicina regenerativa baseia-se então no aproveitamento e no uso de células, que permitem ao próprio organismo reparar tecidos e órgãos lesados.

[-] Índice de conteúdos

Como Funciona a Medicina Regenerativa

O DNA e o RNA das células novas vão ter a capacidade de promover a renovação das células dos tecidos velhos. Este fato acontece porque as células novas possuem na sua estrutura as citocinas que são substancias capazes de promover a aceleração da cicatrização, de diminuir a inflamação, de fortalecer e ativar o sistema imunológico e aumentar a capacidade de divisão ou diferenciação celular.

Muitas vezes são as próprias células do paciente que vão impulsionar o restabelecimento da estrutura celular que se encontra deteriorada. Um bom exemplo disto é o caso do Plasma Rico em Plaquetas em que é retirado uma amostra de sangue do doente para ser centrifugado de forma a isolar a parte do plasma onde as plaquetas estão concentradas.

Depois é feita a aplicação no local que se encontra lesado para que o novo material induza a regeneração desse tecido. Resumidamente a recuperação é feita através da estimulação realizada pelas substâncias que já existem no próprio organismo doente.

A Evolução da Medicina Regenerativa

Presentemente a medicina regenerativa pode ser considerada a maior e melhor contribuição para a vida e encontra-se já muito perto de ser colocada na prática clínica. Este ramo da medicina e da investigação tem tido nos últimos anos uma tão grande evolução que já conquistou a credibilidade junto à Comunidade Científica Internacional. São cada vez mais realizadas e publicadas pesquisas nesta área e levadas a discussão em Congressos Internacionais.

Medicina Regenerativa

Medicina Regenerativa

Todo o material biológico usado na medicina regenerativa, como já foi dito, pode ser retirado da própria pessoa a tratar ou retiradas de outros tecidos animais fornecidos por laboratórios farmacêuticos com certificação dada pela Comunidade Científica.

Aquando da validação e certificação desses materiais, estão em pratica as boas certificações de qualidade e segurança que em geral são oferecidas e exigidas nos estudos clínicos. Questões éticas também não são levantadas uma vez que são usados tecidos rejeitáveis.

No entanto, toda esta metodologia terapêutica levanta algumas polémicas, uma vez que alguns investigadores referem que a sua utilização é prematura. Estas dúvidas surgem do fato de se verificar ainda muitas rejeições às células-tronco implantadas. Esta questão da incompatibilidade das células-tronco está a ficar cada vez mais dissipada dado que a incompatibilidade das células-tronco embrionárias é menor em relação às células-tronco adultas.



Avalia este artigo
Credibilidade (13.13 em 20 - 8 votos
Qualidade (12.8 em 20 - 10 votos
Profundidade (13 em 20 - 5 votos
Imparcialidade (13 em 20 - 5 votos

Avaliação geral para o post Medicina Regenerativa é 3 em 5. No total foram submetidas 28 avaliações, e a última foi em 2015-07-19.
Marcado com:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook


Subscrever à Newsletter

Se quer subscrever à newsletter do Em Forma então insira os dados no seguinte formulário: