Como Funciona a Lipoaspiração

Já todos nós ouvimos falar da lipoaspiração e até talvez alguns já a tenham experimentado. O que certamente muitos não têm conhecimento é dos seus riscos e benefícios para a saúde, em consiste esta técnica, quais os resultados obtidos ou esperados entre muitas outras coisas.

O que se sabe hoje é que a lipoaspiração é uma técnica cada vez mais usual, que reduz a gordura corporal localizada, que é um tratamento rápido, quase indolor e mais ao menos económico.

Esta técnica cirúrgica deu os seus primeiros passos no ano de 1974, e no momento é a técnica mais usada em todo o mundo quando o objetivo é reduzir a gordura corporal. Quanto aos resultados, desengane-se quem pensa que eles são permanentes.

Mas Afinal o Que É a Lipoaspiração?

Também conhecida pelo nome de lipoplastia ou modelagem de gordura, lipossucção, lipoescultura ou lipoaspiração de sucção, esta baseia-se numa cirurgia no campo da estética. De forma muito simples pode-se dizer que aquando deste procedimento a gordura indesejada é removida podendo mesmo ser retirada de diferentes locais do corpo humano.

Imagem do antes e depois da lipoaspiração (Autor: Otto Placik)

Imagem do antes e depois da lipoaspiração (Autor: Otto Placik)

Geralmente as áreas mais abrangidas pela aplicação da lipoaspiração são as coxas, as nádegas, o abdómen, o pescoço, os braços podendo no entanto outras mais serem escolhidas. São as áreas que mais afligem as pessoas e que elas mais desejam ver corrigidas que leva à escolha das áreas tratadas. Esta decisão é sempre em concordância com o médico e com o paciente uma vez que existem alguns fatores que limitam e determinam a quantidade de gordura a retirar. Extrair demasiada gordura pode também ser prejudicial à saúde.

Como já foi dito os resultados obtidos pela lipoaspiração não são para sempre sendo necessário uma alimentação adequada para que se consiga a permanência dos mesmos por mais algum tempo. Existem estudos que revelam que após algum tempo decorrido a gordura eliminada é recuperada e distribuída novamente pelos locais mais indesejados.

A lipoaspiração é uma técnica cirúrgica na área da cirurgia plástica e da estética. São feitos pequenos orifícios na pele (com cerca de quatro milímetros) onde é depositado um líquido anestésico. Este líquido vai evitar a hemorragia e a dor auxiliando também no descolamento da gordura. Posteriormente é introduzida uma sonda que vai desfazer e aspirar a gordura. Como já foi dito as hemorragias não se verificam por isso não há o consequente aparecimento de nodoas negras. Após um período de descanso entre duas a três horas a paciente pode ir tranquilamente para casa.

Ao longo dos anos esta técnica tem sofrido alterações e desde 1980 que existem três diferentes tipos recomendados:

  • A vibro lipoaspiração que usa um mecanismo de vibração que vai facilitar o descolamento da gordura.
  • A lipoescultura ultrassónica que faz uso dos ultrassons para desfazer a gordura.
  • A lipoaspiração a laser que recorre ao uso da energia laser para o mesmo objetivo.

Qual a Diferença Entre a Lipoaspiração e a I-Lipo?

A lipoaspiração é um método da cirurgia estética que faz a remoção das gorduras localizadas como já foi referido. Pode considerar-se um método invasivo uma vez que exige pequenos cortes e suturas de tecidos cutâneos.

A I-Lipo consiste num método do mesmo ramo da medicina e cujo objetivo é comum ao da lipoaspiração. No entanto, esta não é considerada um método invasivo sendo mesmo encarada como mais segura e mais eficiente comparativamente à anterior. Consiste numa massagem intensa realizada na superfície da pele eliminando a gordura e os centímetros que se encontram a mais.

É um aparelho que faz estas massagens, que transmite baixos níveis de laser que vão atuar na gordura localizada destruindo as membranas das células adiposas e concretizando o objetivo esperado. O mais importante deste novo método é que não há destruição dos vasos sanguíneos nem dos nervos periféricos e a eliminação da gordura é feita pela drenagem linfática.



Avalia este artigo
Credibilidade (13.8 em 20 - 5 votos
Qualidade (9.83 em 20 - 6 votos
Profundidade (12 em 20 - 3 votos
Imparcialidade (15 em 20 - 4 votos

Avaliação geral para o post Como Funciona a Lipoaspiração é 3 em 5. No total foram submetidas 18 avaliações, e a última foi em 2015-07-05.
Marcado com: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook


Subscrever à Newsletter

Se quer subscrever à newsletter do Em Forma então insira os dados no seguinte formulário: