Coluna Vertebral

A coluna vertebral faz parte da estrutura do corpo dos animais vertebrados.

Constitui um eixo de primordial importância na comunicação entre o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico e apresenta funções bem definidas.

É uma estrutura do corpo humano que ao longo de toda a evolução do homem sofreu grandes transformações.

[-] Índice de conteúdos

Função da Coluna Vertebral

Com uma grande flexibilidade, a coluna vertebral é formada por estruturas móveis como as vértebras e os discos intervertebrais, os ligamentos e os músculos. No que diz respeito às vértebras estas dividem-se consoante as suas características pois elas apresentam particularidades bem diferentes.

As vértebras apresentam-se maiores à medida que se vão aproximando do sacro e logo depois vão diminuindo de tamanho quando mais próximas do cóccix. Esta diferença acontece porque a região lombo sacra sustenta mais peso em comparação com as regiões cervical e torácica.

Imagem descritiva da coluna vertebral (Autor: Imagem em domínio público)

Imagem descritiva da coluna vertebral (Autor: Imagem em domínio público)

Quanto aos músculos, são estes que vão dar estabilidade à coluna vertebral. Os discos intervertebrais satisfazem a função de amortecedores e dão ao ser humano a capacidade de andar, de correr, de saltar e de poder girar o tronco e a cabeça. Se este sofrer um traumatismo ou se verificar o seu envelhecimento pode acontecer uma ruptura do anel fibroso e o núcleo polposo transbordar de seu local de origem instalando-se um quadro de dor nas costas.

Como parte estruturante da coluna faz também parte o canal vertebral que se apresenta como um túnel ósseo que vai desde o crânio até ao osso sacro. Este segue todas as diferentes curvaturas da coluna sendo mais largo nas partes da coluna em que se verifica mais movimento como é o caso da região lombar e da cervical.

Na região torácica este canal é mais estreito pois os movimentos da coluna nesta zona também são mais limitados. Este canal é de extrema importância e deve ser preservado a todo o custo pois é nele que está alojada a medula espinhal.

A grande maioria dos mamíferos caminham sobre as quatro patas mas, a normal posição do corpo humano é a vertical. Para além disto ainda sofre o efeito da gravidade o que se traduz numa grande dificuldade em se manter de pé. Uma das grandes funções da coluna vertebral é conseguir manter a cabeça direita, o que só é possível graças ao Atlas, a primeira vértebra da coluna cervical.

A sua outra grande função é a de proteger a medula espinhal. Quando há acidentes a medula pode ser lesionada manifestando-se na grande maioria das vezes em doenças mais ao menos graves.

Patologias da Coluna Vertebral

As patologias da coluna acontecem em consequência do sedentarismo, da longevidade e do não cumprimento das normas ergonómicas nos locais de trabalho. O ortopedista pode ser consultado em consequência da observação de duas situações:

  • Por malformação;
  • Por dor.

A malformação pode ser detectada pelo próprio ou por alguém mais observador que visualiza uma alteração no nível dos ombros ou duma curva mais acentuada na coluna. Estas deformidades podem ser posturais mas, também podem ser o resultado de uma malformação da coluna.

Quanto à dor, ela surge porque algo não está bem podendo acontecer em sequência de um esforço físico, em sequência de uma lesão do disco intervertebral ou ainda como revelação de alguma doença sistémica que está a comprometer a coluna vertebral como é o caso da artrite reumatóide.

Uma má postura pode prejudicar a correta atividade da coluna vertebral. Se olharmos para uma pessoa que se encontra de frente a sua postura apresenta-se de forma nivelada, isto é os ombros apresentam-se no mesmo nível.

No entanto, se a olharmos de perfil verificamos que existem as chamadas curvaturas fisiológicas como a lordose cervical, a cifose dorsal, a lordose lombar e a cifose sacro coccígeo. É a inversão dessas curvaturas que se traduzem numa má postura e que exigem a avaliação de um especialista em doenças da coluna.

De salientar que quando não se verificam qualquer tipo de anomalias a atividade física bem orientada e uma postura correta nas atividades da vida diária traduzem-se numa situação de bem-estar físico.

A posição perfeita para o equilíbrio da coluna é aquela que predispõe o corpo a uma distribuição normal das pressões e que faculta a movimentação. O exercício físico é cada vez mais importante para uma vida saudável e deve ser estimulado.

A coluna vertebral, sendo uma estrutura que se liga às outras estruturas ósseas necessita que a integridade das vértebras esteja perfeita e em sintonia com os ligamentos e com músculos permitindo movimentos amplos e sem dor.



Avalia este artigo
Credibilidade (13.22 em 20 - 9 votos
Qualidade (14 em 20 - 9 votos
Profundidade (13.67 em 20 - 12 votos
Imparcialidade (12.91 em 20 - 11 votos

Avaliação geral para o post Coluna Vertebral é 3 em 5. No total foram submetidas 41 avaliações, e a última foi em 2014-08-04.
Marcado com: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook


Subscrever à Newsletter

Se quer subscrever à newsletter do Em Forma então insira os dados no seguinte formulário: