Limão

Quem diria que um fruto tão azedo teria propriedades tão benéficas para a nossa saúde e bem-estar? O limão é uma força da natureza a ter em casa durante todo o ano.

Antibacterial, antisético, rico em vitamina C, cálcio, magnésio e potássio, o limão ajuda a fortalecer o sistema imunitário e é utilizado não só em culinária, na preparação de molhos, aperitivos, gelados, sumos, refrigerantes e licores, mas também em cosmética, perfumaria e vários tratamentos de saúde e de beleza, com aplicações externas e internas.

Abaixo estão algumas das aplicações do limão. Seja qual for a utilização que pretenda, lembre-se que as propriedades deste fruto mudam em contato com o ar, pelo que convém sempre utilizar limão fresco (isto é, limão saudável), ou sumo de limão acabado de espremer.

[-] Índice de conteúdos

Benefícios do Limão

Calosidades: antes de ir dormir, corte um pedaço de casca de um limão e aplique na calosidade, colocando a parte interior da casca em contato com a pele.

Prenda com um emplastro ou uma ligadura e certifique-se que está bem preso. e que não cairá durante a noite.

Limão (Autor: André Karwath)

Limão (Autor: André Karwath)

Cortes de papel e frieiras: para alívio imediato de frieiras ou algum corte provocado por papel, aplique sumo de limão diretamente na ferida para limpar e desinfetar. Depois passe o corte (ou a zona da frieira) por água e por cravinho em pó. É uma solução quase instantânea.

Dor de garganta, constipações e gripes: chá de limão com mel e canela é um dos mais conhecidos remédios para a fatídica estação invernal. Para prevenir e aliviar a febre, beba uma mistura de três a quatro colheres de sopa de sumo de limão, uma colher de chá de óleo de fígado de bacalhau e um pouco de mel.

Infeções urinárias: beba muita água com sumo de limão ao longo do dia. A cada copo de água junte duas ou três colheres de chá de sumo de limão.

Mordidas de insetos e urticárias: aplique sumo de limão diretamente em picadas de mosquitos ou de pulgas para aliviar o inchaço e comichão. Faça o mesmo para as urticárias. Vá aplicando até se sentir melhor.

Pedra nos rins: para prevenir e ajudar a curar a pedra nos rins, beba todos os dias um copo de água com uma colher de chá de sumo de limão.

Perda de memória: testes em ratos de laboratório mostram que o consumo regular de limão ajuda a prevenir a perda de memória.

Pernas cansadas e cãibras: misture sumo de limão e água quente e beba antes de se ir deitar; verá como sente alívio.

Problemas digestivos e pele bonita: para quem sofre de problemas digestivos, beber um copo de água morna com limão antes de cada refeição pode ajudar bastante. A água morna com limão, ingerida regularmente, ajuda também a manter uma pele saudável e mais jovem.

Redução de stress: ingerir vitamina C ajuda a reduzir o stress, pelo que pessoas com profissões com níveis elevados de stress devem beber diariamente de manhã um copo de água morna com sumo de limão. Beber chá com umas gotas de limão antes de ir dormir também ajuda a relaxar.

Reduzir o colesterol: o limão é rico quer em pectina quer em vitamina C, dois elementos fundamentais na redução do colesterol. Consumir diariamente um limão e casca de limão na sua dieta irá ajudar nesta tarefa, mas claro que é sempre positivo consultar o seu profissional de saúde, pois o colesterol elevado é um grave problema de saúde.

Ressaca: se bebeu demais, faça e beba um remédio caseiro antes de se deitar, simplesmente com água e sumo de limão. A vitamina C ajuda a reduzir o nível de álcool no fígado. Se acordar de ressaca da noite anterior, misture o sumo de meio limão à sua chávena de café ou então três colheres de sopa de sumo de limão ao seu chá.

Verrugas: friccione todos os dias levemente a verruga com sumo de limão até que ela desapareça.

Para além de todas estas utilizações, está também provado que o limão é benéfico na prevenção e cura de doenças reumáticas, aterosclerose e ácido úrico, e que ajuda na manutenção dos níveis de colagénio e de hemoglobina. O limão é, no fundo, um tónico, um verdadeiro elixir da juventude.



Avalia este artigo
Credibilidade (10.45 em 20 - 11 votos
Qualidade (13.1 em 20 - 10 votos
Profundidade (12.22 em 20 - 9 votos
Imparcialidade (12.78 em 20 - 9 votos

Avaliação geral para o post Limão é 3 em 5. No total foram submetidas 39 avaliações, e a última foi em 2015-07-28.
Partilha!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on Tumblr0Share on LinkedIn0Share on Reddit0

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Custom Search

O Em Forma é um portal informativo e pioneiro na cultura do bem-estar e saúde. Acompanha as últimas notícias, artigos e opiniões de profissionais na área e descobre como viver com mais qualidade e saúde.

O blog de Em Forma pode ser encontrado em http://www.emforma.net/.

Marcado com: , ,
Publicado em Nutrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Forum
Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.
Procurar
Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook


Criar artigo
Ajude o EmForma.net a expandir a sua base de conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo