O Que Comer Durante a Gravidez

Quando uma mulher está na gravidez, mesmo que já faça uma alimentação equilibrada, ainda assim precisa fazer alguns ajustes.

Por exemplo, o seu corpo precisa de uma maior quantidade de ferro, proteínas, ácido fólico e cálcio.

Inicialmente, a mulher não tem necessidade de ingerir mais calorias. Só a partir do sexto mês de gravidez é que a sua necessidade de aumentar o número de calorias aumenta, mas ainda assim ligeiramente.

Por outro lado, no caso de algumas mulheres que não tinham grandes cuidados com a alimentação, a partir dessa altura precisarão ter mais cuidado, fazendo refeições equilibradas, limitando a quantidade de doces e de fast-food que ingere.

Na fase da gravidez, o corpo da mulher passa a ser mais eficiente na forma como aproveita os nutrientes e a energia do que se come.

É por isso que durante os primeiros seis meses, no caso da maioria das mulheres, não existe necessidade de aumentar a quantidade do que se come.

Já nos últimos três meses, essa quantidade deve aumentar em apenas 200 calorias, ou seja, o equivalente a duas torradas com manteiga.

Assim, quando uma mulher diz que após a gravidez ficou com muita fome e quando algumas pessoas dizem que a mulher tem que comer o dobro, isso não é verdade.

O que acontece é que algumas mulheres deixam de ter tanto cuidado com a alimentação, deixando de se disciplinar no que diz respeito à alimentação pois pensam que não o devem fazer.

Mas isso é muito prejudicial, tanto para a mãe como para o bebé que se encontra no seu ventre.

Quando uma mulher está na gravidez, mesmo que já faça uma alimentação equilibrada, ainda assim precisa fazer alguns ajustes (Autor: Inferis)

Quando uma mulher está na gravidez, mesmo que já faça uma alimentação equilibrada, ainda assim precisa fazer alguns ajustes (Autor: Inferis)

Assim, é importante que consulte o seu médico e que este controle o seu aumento de peso, de modo a poder saber se deve comer mais e quando deve fazê-lo.

[-] Índice de conteúdos

Alimentos a Evitar na Gravidez

Apesar de as mulheres grávidas poderem comer de quase tudo, existem alguns alimentos que estas precisam evitar, entre os quais os peixes e mariscos crus, os queijos de casca branca (ex: brie e camembert), os queijos com fungos (ex: roquefort e gorgonzola) e os queijos de minas.

Ao nível das carnes, é também importante evitar as carnes de vaca e de porco mal-passadas, os ovos crus (ex: gemada) e os ovos estrelados ou escalfados (por a gema não ficar bem cozinhada).

É também importante que evitem os bifes de fígado e outros miúdos.

Ao nível das bebidas, a mulher grávida deve evitar bebidas alcoólicas, e bebidas com cafeína, sendo estas as responsáveis por muitos dos abortos espontâneos.

À parte disso, a mulher grávida pode comer quase de tudo.

Aumento de Peso Controlado na Gravidez

O ganho de peso não é igual pois, assim como cada mulher difere de outra, também a forma como o seu corpo reage à gravidez varia de uma para outra.

Só para termos uma ideia, a média de aumento de peso de uma grávida pode ir dos 8 aos 15 quilos.

Por isso, durante a gravidez, em vez de a mulher precisar estar preocupada com a balança, o melhor é preocupar-se com a qualidade do que come.

De preferência, deve aumentar o consumo de fruta, verduras e legumes.

Além disso, se não tem esse hábito, durante a gravidez é importante que se façam entre cinco a seis refeições mais pequenas, além das chamadas três grandes refeições do dia.

Estas várias refeições não devem ser esquecidas pois o bebé tem a necessidade de ser constantemente alimentado.

E as Goluseimas na Gravidez

Obviamente, como em qualquer fase da vida, é preciso muito cuidado com os excessos de doces. No entanto, isso não significa que uma mulher grávida precise abster-se dos doces.

Quando sentir vontade de comer uma goluseima, tente optar por um doce mais saudável. Mas, se uma vez por entre outra você comer uma fatia de bolo de chocolate, um ou dois brigadeiros, ou uma outra “excentricidade”, também não há-de vir grande mal ao mundo por causa disso.

Marcado com: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acompanha o Em Forma