Masturbação Faz Bem ou Mal?

Desde os tempos antigos, e como pode ser comprovado por diversos registos históricos, a masturbação, tanto masculina como feminina faz parte dos hábitos dos humanos.

No entanto, surge a pergunta: A masturbação é benéfica ou prejudicial para a saúde?

Mitos da Masturbação

Existem várias alegações de que a masturbação é prejudicial para a saúde. No entanto, tais alegações não passam de mitos sem fundamento. Alguns dos mitos mais comuns são que a masturbação causa acne, que faz crescer os pêlos das mãos, que causa problemas visuais, que pode provocar impotência, que causa problemas cerebrais e perda de memória, que provoca insanidade, que causa gota, que faz com que um braço se desenvolva mais do que o outro, que faz o peito dos homens crescer, que causa infertilidade, que causa artroses, que provoca o sangramento na urina, que faz com que o pénis aumente, que afina o pénis, que causa infecções urinárias, que causa calvície, e uma grande quantidade de outras “baboseiras”.

Desde os tempos antigos, e como pode ser comprovado por diversos registos históricos, a masturbação, tanto masculina como feminina faz parte dos hábitos dos humanos. (Autor: Fadil Elmansour)

Desde os tempos antigos, e como pode ser comprovado por diversos registos históricos, a masturbação, tanto masculina como feminina faz parte dos hábitos dos humanos. (Autor: Fadil Elmansour)

Na verdade, grande parte desses mitos foram criados com o objectivo de demonizar a masturbação, distorcendo e manipulando alguns fatos. Por exemplo, muitas pessoas relacionam o acne com a masturbação, mas essa relação não existe.

O que acontece é que, assim como o acne começa a aparecer no início da adolescência e continua durante todo esse período, a descoberta da sexualidade através da masturbação também costuma ocorrer nesse período.

Daí que seja fácil alguns associarem o acne e a masturbação. Também a relação com a loucura provavelmente surgiu do fato que alguns pacientes com problemas psiquiátricos perderem a inibição e começaram a se masturbar público.

De fato, a masturbação não causa nenhum problema à saúde, quer seja física ou mental. Além disso, ela pode até mesmo produzir alguns benefícios para a saúde.

Benefícios da Masturbação

Além de não ser prejudicial para a saúde, a masturbação é até mesmo benéfica em vários casos.

Por exemplo, as pessoas que se costumam masturbar têm um maior conhecimento do seu próprio corpo, de modo que costumam ter uma vida sexual mais saudável e satisfatória.

Por outro lado, pessoas sexualmente reprimidas podem melhorar muito a qualidade da sua vida sexual se começarem a se masturbar.

Além disso, a masturbação apresenta outros benefícios tais como ajudar as mulheres que têm dificuldade em sentir o orgasmo, ajudar os homens que têm problemas de ejaculação precoce, ajudar a reduzir os sintomas da TPM, ajudar a reduzir o stress, melhorar a qualidade do sono da pessoa e ajudar a aliviar as cólicas menstruais.

Existe ainda um outro benefício, no caso dos homens, que apesar de ainda não ter sido plenamente comprovado, segundo estudos recentes, existe uma relação entre a frequência de ejaculações e a redução das probabilidades do desenvolvimento do cancro de próstata.

Ao que parece, homens que apresentam mais de 20 ejaculações por mensais, quer seja em atos sexuais ou através da masturbação, parecem apresentar um menor risco de desenvolvimento dessa doença. Também, segundo alguns desses estudos, essa proteção contra o cancro da próstata é superior quando esta frequência de ejaculação tem início ainda antes dos 20 anos.

Assim, podemos concluir que, além de não existirem malefícios, comprovados cientificamente, provocados pelo ato da masturbação, esse hábito pode até mesmo produzir benefícios.

Marcado com: , , ,
7 comentários sobre “Masturbação Faz Bem ou Mal?
  1. eu tenho 23anos ,eu Masturba 3 vez ,sera ser Masturba muito oq aconteçer?

  2. Joao disse:

    por dia me masturbo aproximadamente umas 5 ou 6 vezes por dia, espero nao ter problemas com isso ja qe tenho so 14 anos… rsrs

  3. trivex disse:

    Já toco punheta desde os meus onze anos.
    Tenho hoje 34 e toco até hoje mesmo casado.
    Toco de três a cinco por dia e só me faz bem…..
    E ainda como a esposa.

  4. Delso disse:

    Fãs mál sim uma pessoa se masturbava todo dia todo dia teve um dia que ele ficou a deficiente das pernas não bate muito bem da cabeça Isso é história porque isso é para vender remédio que os cientista fala eles mente tem um médico que é da minha igreja que Adventista falou assim que faz mal eles escondem a verdade por trás e fala que é mito não acredita nisso se você vai receber a verdade no futuro que você tiver um problema isso é verdade tudo que você vê na internet é mentira você acha que fazer essas coisas não é pecado é pecado sim e faz mal para o corpo sim se fosse mentira eu também tinha esses problemas estou com a minhas perna toda inchada de tanto fazer essas coisas erradas e eu parei comecei a melhorar não acredito no que esses que as pessoas falam por que os cientistas fala que que é mito mas não é mito não é verdade fazer essas coisas faz mal para o corpo quiser acreditar acredite se não quiser tudo bem consciência de cada um

  5. Delso disse:

    Masturbação faz mal sim história que é mito não é mito não é verdade com colega meu aconteceu isso ele ficou deficiente de tanto se masturbar faz mal sim e eu também fazia essas coisas e eu fiquei mal até ponto de doer a minha cabeça parei com isso parou as dores da minha cabeça minhas pernas tava inchada parou desinchar Não faça isso os cientistas não quer que você saiba disso porque vocês vão saber disso vocês vão parar porque vocês tem que tomar se vai chegar um ponto que não tem que tomar remédio falou

  6. José Alves disse:

    Tem um texto do mesmo assunto publicado nesse mesmo espaço que diz justamente o contrário: que a masturbação faz muito mal a saúde por diminuir a testosterona e outros malefícios. Na minha opinião, também colocada lá, só o excesso da masturbação faz mal, mas não a masturbação em si. No meu caso eu costumava praticar a masturbação várias vezes no mesmo dia e depois não me sentia bem. Melhorei bastante, inclusive o desempenho na cama, quando reduzi (não aboli) a prática para 1, 2 ou 3 vezes por semana no máximo.

  7. Fofura disse:

    É muito bom masturbar, mas com um objeto bem findo é óptimo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acompanha o Em Forma