Masturbação Faz Bem ou Mal?

Desde os tempos antigos, e como pode ser comprovado por diversos registos históricos, a masturbação, tanto masculina como feminina faz parte dos hábitos dos humanos.

No entanto, surge a pergunta: A masturbação é benéfica ou prejudicial para a saúde?

[-] Índice de conteúdos

Mitos da Masturbação

Existem várias alegações de que a masturbação é prejudicial para a saúde. No entanto, tais alegações não passam de mitos sem fundamento. Alguns dos mitos mais comuns são que a masturbação causa acne, que faz crescer os pêlos das mãos, que causa problemas visuais, que pode provocar impotência, que causa problemas cerebrais e perda de memória, que provoca insanidade, que causa gota, que faz com que um braço se desenvolva mais do que o outro, que faz o peito dos homens crescer, que causa infertilidade, que causa artroses, que provoca o sangramento na urina, que faz com que o pénis aumente, que afina o pénis, que causa infecções urinárias, que causa calvície, e uma grande quantidade de outras “baboseiras”.

Desde os tempos antigos, e como pode ser comprovado por diversos registos históricos, a masturbação, tanto masculina como feminina faz parte dos hábitos dos humanos. (Autor: Fadil Elmansour)

Desde os tempos antigos, e como pode ser comprovado por diversos registos históricos, a masturbação, tanto masculina como feminina faz parte dos hábitos dos humanos. (Autor: Fadil Elmansour)

Na verdade, grande parte desses mitos foram criados com o objectivo de demonizar a masturbação, distorcendo e manipulando alguns fatos. Por exemplo, muitas pessoas relacionam o acne com a masturbação, mas essa relação não existe.

O que acontece é que, assim como o acne começa a aparecer no início da adolescência e continua durante todo esse período, a descoberta da sexualidade através da masturbação também costuma ocorrer nesse período.

Daí que seja fácil alguns associarem o acne e a masturbação. Também a relação com a loucura provavelmente surgiu do fato que alguns pacientes com problemas psiquiátricos perderem a inibição e começaram a se masturbar público.

De fato, a masturbação não causa nenhum problema à saúde, quer seja física ou mental. Além disso, ela pode até mesmo produzir alguns benefícios para a saúde.

Benefícios da Masturbação

Além de não ser prejudicial para a saúde, a masturbação é até mesmo benéfica em vários casos.

Por exemplo, as pessoas que se costumam masturbar têm um maior conhecimento do seu próprio corpo, de modo que costumam ter uma vida sexual mais saudável e satisfatória.

Por outro lado, pessoas sexualmente reprimidas podem melhorar muito a qualidade da sua vida sexual se começarem a se masturbar.

Além disso, a masturbação apresenta outros benefícios tais como ajudar as mulheres que têm dificuldade em sentir o orgasmo, ajudar os homens que têm problemas de ejaculação precoce, ajudar a reduzir os sintomas da TPM, ajudar a reduzir o stress, melhorar a qualidade do sono da pessoa e ajudar a aliviar as cólicas menstruais.

Existe ainda um outro benefício, no caso dos homens, que apesar de ainda não ter sido plenamente comprovado, segundo estudos recentes, existe uma relação entre a frequência de ejaculações e a redução das probabilidades do desenvolvimento do cancro de próstata.

Ao que parece, homens que apresentam mais de 20 ejaculações por mensais, quer seja em atos sexuais ou através da masturbação, parecem apresentar um menor risco de desenvolvimento dessa doença. Também, segundo alguns desses estudos, essa proteção contra o cancro da próstata é superior quando esta frequência de ejaculação tem início ainda antes dos 20 anos.

Assim, podemos concluir que, além de não existirem malefícios, comprovados cientificamente, provocados pelo ato da masturbação, esse hábito pode até mesmo produzir benefícios.



Avalia este artigo
Credibilidade (12.32 em 20 - 399 votos
Qualidade (12.18 em 20 - 371 votos
Profundidade (12.38 em 20 - 315 votos
Imparcialidade (11.77 em 20 - 271 votos

Avaliação geral para o post Masturbação Faz Bem ou Mal? é 3 em 5. No total foram submetidas 1356 avaliações, e a última foi em 2015-08-04.
Partilha!Share on Facebook0Share on Google+3Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on Tumblr0Share on LinkedIn0Share on Reddit0

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Custom Search

O Em Forma é um portal informativo e pioneiro na cultura do bem-estar e saúde. Acompanha as últimas notícias, artigos e opiniões de profissionais na área e descobre como viver com mais qualidade e saúde.

O blog de Em Forma pode ser encontrado em http://www.emforma.net/.

Marcado com: , , ,
Publicado em Sistema Reprodutivo
3 comentários sobre “Masturbação Faz Bem ou Mal?
  1. eu tenho 23anos ,eu Masturba 3 vez ,sera ser Masturba muito oq aconteçer?

  2. Joao disse:

    por dia me masturbo aproximadamente umas 5 ou 6 vezes por dia, espero nao ter problemas com isso ja qe tenho so 14 anos… rsrs

  3. trivex disse:

    Já toco punheta desde os meus onze anos.
    Tenho hoje 34 e toco até hoje mesmo casado.
    Toco de três a cinco por dia e só me faz bem…..
    E ainda como a esposa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Forum
Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.
Procurar
Parceiros
Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook


Criar artigo
Ajude o EmForma.net a expandir a sua base de conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo