Saúde e Nutrição

“Nós somos o que comemos”. Esta frase representa, com toda a certeza a importância que a nutrição possui na nossa existência, na manutenção da nossa saúde e na preservação da nossa qualidade de vida.

Independentemente dos gostos alimentares a que fomos habituados ou daquilo que aprendemos a gostar, existem na natureza inúmeras opções para que consigamos ter uma dieta equilibrada, saudável, racional, ambientalmente adequada e sustentável, e, sobretudo, variada.

O nutricionismo estuda o modo como os diversos alimentos desempenham um papel essencial no nosso bem-estar, na manutenção de um estado saudável ou na prevenção ou mitigação de problemas de saúde, devidos a excessos ou a falta de nutrientes, fruto de más opções no que respeita aos alimentos que se ingerem e ao modo como são preparados, bem como às quantidades e frequência com que se consome.

Além disso, o nutricionista costuma prevenir-nos e dar-nos pistas para evitarmos a obesidade, dando também informações sobre os diversos alimentos que se agrupam em categorias amplas, sendo que a mensagem a reter é a de que nenhum alimento é proibido, mas que muitos têm de ser consumidos com grande moderação.

No caso de outros alimentos, por sua vez, esses devem fazer parte integrante de praticamente todas as refeições, pois contêm elementos constituintes que são estruturadores de uma boa saúde e, por extensão, da manutenção da mesma.

[-] Índice de conteúdos

Classes de Alimentos

Existem diversos tipos de divisões dos alimentos por classes. O que se apresenta a seguir é apenas uma dessas formas de os agrupar:

"Nós somos o que comemos". Esta frase representa, com toda a certeza a importância que a nutrição possui na nossa existência, na manutenção da nossa saúde e na preservação da nossa qualidade de vida (Autor: Keith Weller, USDA ARS)

“Nós somos o que comemos”. Esta frase representa, com toda a certeza a importância que a nutrição possui na nossa existência, na manutenção da nossa saúde e na preservação da nossa qualidade de vida (Autor: Keith Weller, USDA ARS)

  • Leite e seus derivados (inclui iogurtes, natas e queijo, mas não inclui o leite de soja, o leite de soja fermentado, o tofu, nem qualquer outro alimento de origem vegetal – o leite é de origem animal)
  • Carnes
  • Peixes (inclui as conservas)
  • Ovos
  • Cereais e tubércolos (inclui o pão e todos os outros alimentos feitos à base de cereais)
  • Hortícolas, legumes e frutas
  • Gorduras (de origem animal e vegetal)
  • Bebidas
  • Chocolates e açúcares

O nutricionismo estuda ainda as quantidades calóricas e caraterísticas de cada alimento, sendo importante apurar se alguns dados históricos, curiosidades e tradições são realmente fiáveis. Na verdade, existem muitos mitos e preconceitos que dão má fama a alguns alimentos que apenas podem ser entendidos através da conjuntura histórica e social que os originou, sendo por isso necessário desfazer ou confirmar essas crenças populares, umas verdadeiras, fruto da experiência, mesmo que caídas em desuso ou ignoradas, e outras construídas por superstição ou receio do que é novo ou desconhecido.

Além disso, o nutricionismo estuda ainda quais os melhores modos de preparação dos alimentos e quais as precauções quanto à origem e higiene a tomar, tanto no momento de comprar os alimentos como no momento de os preparar.

São também muito importantes algumas boas práticas de criação e de procedimentos agrícolas, que permitem obter alimentos de maior qualidade alimentar e, desse modo, com maiores benefícios para a saúde.

De fato, nós somos o que comemos, de modo que é muito importante conhecer os alimentos e saber de que forma eles influenciam a nossa saúde

Avalia este artigo
Credibilidade
Qualidade
Profundidade
Imparcialidade
Marcado com: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma