Sopa

Existe uma grande variedade de sopas, sendo que, ao passo que existe a sopa fria, normalmente quando pensamos em sopa, lembramo-nos de algo que é servido quente.

De fato, um caldo fino ou cremoso é muitas vezes usado como prato único num almoço ou então, como o primeiro prato de uma refeição principal.

Atualmente, qualquer livro de receitas que se preze devota muitas das suas páginas a sopas quentes, existindo até mesmo livros de receitas inteiramente devotados a sopas, fornecendo mais de 120 receitas.

Na verdade, existe algo mais acalentador numa noite fria de inverno do que um bom prato de sopa caseira bem quentinha?

[-] Índice de conteúdos

Tipos de Sopa

Para começar, há os caldos que são feitos de pedaços de galinha ou de miúdos de galinha, podendo também ser feitos de carne de vaca ou de carneiro. Por vezes, pode-se até mesmo usar os ossos desses animais, ou então fazer um caldo de peixe com as espinhas dorsais de peixes, tais como solha ou o linguado, podendo ser usadas também as suas peles. Existe ainda o caldo de legumes, feito com cebolas, cenouras, as partes brancas do alho francês, aipos, nabos e batatas, adicionando-se depois um pouco de manteiga ou azeite.

Há ainda os consommés, que são fervidos para ficarem condensados, podendo estes ser de carne de vaca ou de galinha, e sendo ainda possível a adição de tomate ou de bocadinhos finos e longos de legumes. Além dos legumes, como o próprio nome indica, os consommés de legumes podem também ser enriquecidos com a adição de algumas colheres de sopa de xerez.

Existe uma grande variedade de sopas, sendo que, ao passo que existe a sopa fria, normalmente quando pensamos em sopa, lembramo-nos de algo que é servido quente (Autor: Mima)

Existe uma grande variedade de sopas, sendo que, ao passo que existe a sopa fria, normalmente quando pensamos em sopa, lembramo-nos de algo que é servido quente (Autor: Mima)

Entre as sopas de legumes, talvez você já tenha ouvido falar da minestrone, da sopa de ervilhas, da sopa de puré de nabo, de couve-flor, de espinafre, de agrião, de alho francês ou até mesmo da sopa de batata, com ou sem alho.

Daí, há também as sopas cremosas, normalmente chamadas “creme de…”. Em alguns países, existem à venda as base para tais sopas, que permitem a poupança de muito trabalho, bastando depois que se adicione um pouco de leite para torná-las cremosas. Por exemplo, em Portugal, são muito comuns o “creme de legumes”, o “creme de alho francês”, o “creme de cenoura” e o “creme de marisco”. Se quiser fazer algo diferente para surpreender os seus familiares e convidados, sirva um “creme de cogumelos”. Veja como prepará-lo:

Para quatro pessoas, corte cerca de 250 gramas de cogumelos em fatias e refogue-os junto com cebolas até que fiquem tostadinhos. Depois, junte um litro de leite e passe tudo com a varinha mágica, ou num liquidificador. Por fim, aqueça até ferver, adicionando sal e pimenta a gosto. Além de ser muito deliciosa esta sopa é também bastante nutritiva. Além disso, segundo uma pesquisa recente, tanto os cogumelos como as cebolas ajudam a combater o colesterol no sangue.

Para quem deseja cuidar do peso, ou para quem não se empenha em árduo trabalho físico, quase todos os tipos de sopa podem ser a base para uma refeição, desde que acompanhada por uma fatia ou duas de torrada, e uma fruta como sobremesa. Das sopas portuguesas, é necessário ter cuidado com algumas tais como a “Sopa de Pedra” e a “Sopa à Lavrador”, pois estas sim são muito calóricas.

Como Adornar a Sua Sopa

No entanto, não se deve desperceber os vários tipos de adornos que pode usar nas suas sopas.

Poderá usar, por exemplo, salgadinhos redondos, ou cubinhos de pão torrado temperados com alho, queijo ou bacon.

Poderá ainda usar rosquinhas de farinha sem fermento com a canja de galinha, rodelas de salsicha com uma sopa de lentilhas ou de ervilhas, e também pode usar pedaços de queijo com outros tipos de sopa. Além disso, praticamente todas as sopas podem ser enfeitadas com uma pitada de salsa.



Avalia este artigo
Credibilidade (16.83 em 20 - 6 votos
Qualidade (16.83 em 20 - 6 votos
Profundidade (16.2 em 20 - 5 votos
Imparcialidade (15.33 em 20 - 6 votos

Avaliação geral para o post Sopa é 4 em 5. No total foram submetidas 23 avaliações, e a última foi em 2015-01-16.
Partilha!Share on Facebook0Share on Google+1Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on Tumblr0Share on LinkedIn0Share on Reddit0

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Custom Search

O Em Forma é um portal informativo e pioneiro na cultura do bem-estar e saúde. Acompanha as últimas notícias, artigos e opiniões de profissionais na área e descobre como viver com mais qualidade e saúde.

O blog de Em Forma pode ser encontrado em http://www.emforma.net/.

Marcado com: , , ,
Publicado em Nutrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Forum
Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.
Procurar
Parceiros
Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook


Criar artigo
Ajude o EmForma.net a expandir a sua base de conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo