Suplementos de Testosterona

A testosterona é uma hormona que possui efeitos anabolizantes e androgénicos.

No sistema sanguíneo, uma grande percentagem da testosterona circula em direcção às chamadas proteínas de ligação.

Uma das principais razões porque a testosterona pode não estar disponível para chegar ao receptor da célula é que quando a testosterona se liga ao SHBG (Sex Hormone Binding Globulin), deixa de ser possível a utilização das suas funções anabólicas.

Existem alguns fatores que fazem com que o SHBG fique elevado, entre as quais a anorexia nervosa, o hipertiroidismo, o hipogonadismo (nos homens), a insensibilidade ou deficiência androgénica, a cirrose hepática (nos homens) e a cirrose biliar (nas mulheres).

Por outro lado, existem também fatores que suprimem o SHBG, entre os quais a obesidade, o hipotiroidismo, o hirsutismo (nas mulheres), o acne, ovários poliquísticos, a acromegalia, e os tumores nos segregadores androgénicos dos ovários.

Menos de 1% da testosterona circulante está disponível numa forma livre nos homens.

No caso das mulheres, o valor é inferior a 3%. O SHGB tem uma grande afinidade para se ligar à testosterona, de modo que, qualquer mudança nos níveis do SHGB consegue influenciar de forma notável os níveis de testosterona disponíveis.

[-] Índice de conteúdos

Efeitos Ergogénicos da Testosterona

Os efeitos ergogénicos da testosterona foram durante muito tempo utilizados sem restrições por atletas profissionais, desde o início dos anos 40. No entanto, hoje eles estão proibidos.

A testosterona é uma hormona que possui efeitos anabolizantes e androgénicos (Autor: Ragesoss)

A testosterona é uma hormona que possui efeitos anabolizantes e androgénicos (Autor: Ragesoss)

Os suplementos sintéticos de testosterona, ajudam a aumentar a massa óssea e a massa muscular corporal, diminuindo a massa gorda corporal e aumentando a força e a resistência musculares.

Assim, torna-se possível ao atleta um maior desenvolvimento do trabalho muscular diariamente.

O uso deste tipo de suplementos origina efeitos androgénicos adversos, tais como o acne, a diminuição da produção de esperma e uma diminuição do tamanho dos testículos.

Além disso, o consumo de suplementos de testosterona faz também com que aumente o risco de cancro da próstata e o risco de doenças cardiovasculares.

Os suplementos de testosterona são considerados doping.

Marcado com: , , , ,
Um comentário sobre “Suplementos de Testosterona
  1. Amarildo Siringue disse:

    Eu preciso do suplemento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acompanha o Em Forma