Diferença Entre Macronutriente e Micronutriente

O nutriente é uma substância que um organismo usa no seu metabolismo e que pode ser adquirido a partir do meio envolvente (Autor: net_efekt)

O nutriente é uma substância que um organismo usa no seu metabolismo e que pode ser adquirido a partir do meio envolvente (Autor: net_efekt)

O nutriente é uma substância que um organismo usa no seu metabolismo e que pode ser adquirido a partir do meio envolvente.

Os organismos chamados de não-autotróficos precisam adquirir os seus nutrientes, fazendo isso geralmente através da ingestão de alimentos.

Os métodos que os organismos utilizam para ingerir os nutrientes variam, sendo que os animais possuem um sistema digestivo interno e as plantas fazem a digestão dos nutrientes externamente.

Assim, os efeitos dos nutrientes irão depender principalmente da quantidade de nutrientes ingeridos através dos diversos alimentos.

O grupo dos nutrientes orgânicos inclui os carboidratos, as gorduras, as proteínas (ou outros elementos construtores, como é o caso dos aminoácidos), e vitaminas.

Quanto ao grupo dos nutrientes inorgânicos, este inclui os minerais ou a água. Na verdade, os nutrientes são essenciais para o perfeito funcionamento do organismo, sendo que todos aqueles que não podem ser sintetizados pelo próprio organismo necessitam ser adquiridos através de fontes externas.

Os nutrientes costumam ser agrupados em dois grandes grupos: os macronutrientes e os micronutrientes. A diferença entre estes dois grupos está na quantidade que o organismo necessita de um determinado nutriente. Os nutrientes que são necessários em maiores quantidades para o bom funcionamento do organismo são chamados macronutrientes. Quanto aos nutrientes que são necessários em quantidades inferiores são chamados de micronutrientes. Os nutrientes que compõem cada um desses grupos costuma variar em função do organismo.

No caso dos humanos, o grupo dos macronutrientes é composto pelos carboidratos, proteínas, lipídeos e fibras. O grupo dos micronutrientes é composto pelas vitaminas e pelos minerais.

No caso das plantas, constituem-se como macronutrientes o carbono, o oxigénio, o hidrogénio, o nitrogénio, o fósforo, o potássio, o cálcio, o magnésio e o enxofre. No caso dos micronutrientes, necessários apenas em quantidades que podem variar entre miligramas a microgramas, encontramos o Boro, Cloro, Cobre, Ferro, Manganês, Molibdénio, Níquel e Zinco.

Marcado com: , ,
3 comentários sobre “Diferença Entre Macronutriente e Micronutriente
  1. vasco samuel cardoso disse:

    os macronutrientes são nutrientes que são precisos em grandes quantidade para um desenvolvimento. ao passo que os micronutrientes são precisos em menores quantidade.

  2. Latos Carla Chirruma disse:

    Muito ogrigado, fiquei satisfeito com a resposta da minha duvida

  3. Ana disse:

    Obrigado pelo esclarecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acompanha o Em Forma